
Nos próximos capítulos de Tieta, uma revelação vai sacudir Santana do Agreste: Ascânio (Reginaldo Faria) vai descobrir que Arturzinho (Marcos Paulo) está por trás de um plano sombrio para destruir a cidade como forma de vingança — e resolve contar tudo ao coronel Artur (Ary Fontoura).
A bomba explode quando Ascânio junta as peças e percebe que Arturzinho e o tal empresário misterioso, Mirko, são a mesma pessoa. Revoltado com a farsa e temendo os estragos que isso pode causar, ele decide encarar o coronel e abrir o jogo. Só que, de início, Artur não acredita nem um pouco e acha que é tudo uma tentativa de separar pai e filho.
Mas Ascânio não desiste. Com provas em mãos, ele insiste. “Eu posso provar (…) Ele está aqui agora porque Tonha o encontrou desmaiado e o trouxe para cá”, revelará. Indignado, o assessor denuncia as jogadas sujas de Arturzinho para manipular o próprio pai e tomar decisões em nome dele — como a desapropriação do Mangue Seco e até a demissão de Ascânio da prefeitura.
“O senhor pensa que está no controle, mas há muito tempo não dá um passo sem que Arturzinho lhe diga o que fazer”, contará o homem. Mesmo com tudo isso, o coronel ainda reluta, achando que pode ser tudo um plano para derrubar seu filho.
Ascânio, no entanto, vai até o fim: “Eu só quero abrir os seus olhos, coronel. Sei que é difícil acreditar. Eu mesmo não acreditei quando fui atrás de Mirko e dei de cara com Arturzinho. Mas achei que estava na hora de contar a verdade para o senhor”. A revelação, somada à ligação direta de Arturzinho com os interesses escusos da Brastânio, mexe com o coronel.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Abalado, Artur tenta entender o que está acontecendo: “Mas isso é uma coisa horrorosa (…) Se fosse mesmo verdade, por que só agora tu veio me dizer?”. É aí que Ascânio vai direto ao ponto, revelando o perigo real que o rapaz representa. “O senhor precisa dar um jeito nele, senão quem vai ter que fazer isso sou eu”, vai disparar o empresário.