
Em Tieta, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Ascânio (Reginaldo Faria) descobrirá que Arturzinho (Marcos Paulo) pretende destruir Santana do Agreste com a instalação da Brastânio na cidade. Revoltado, ele decidirá contar tudo ao coronel Artur (Ary Fontoura), revelando que Arturzinho e Mirko são a mesma pessoa.
A princípio, o coronel não acreditará muito, mas Ascânio insistirá: “Eu posso provar (…) Ele está aqui agora porque Tonha o encontrou desmaiado e o trouxe para cá”, dirá. “Ele manobrou o senhor, coronel, fez a sua cabeça. Queria que o senhor desapropriasse o Mangue Seco, mandou me despedir da prefeitura e usou o seu nome para negociar diretamente com a Brastânio. O senhor pensa que está no controle, mas há muito tempo não dá um passo sem que Arturzinho lhe diga o que fazer”, concluirá Ascânio.
Apesar das evidências, o coronel acreditará que Ascânio está tentando colocá-lo contra seu filho, Arturzinho. “Eu só quero abrir os seus olhos, coronel. Sei que é difícil acreditar. Eu mesmo não acreditei quando fui atrás de Mirko e dei de cara com Arturzinho. Mas achei que estava na hora de contar a verdade para o senhor”, explicará Ascânio.
Em seguida, o coronel Artur ficará chocado: “Mas isso é uma coisa horrorosa (…) Se fosse mesmo verdade, por que só agora tu veio me dizer?”. Ascânio responderá que Arturzinho é muito perigoso: “O senhor precisa dar um jeito nele, senão quem vai ter que fazer isso sou eu”, finalizará.