Tertúlio (José de Abreu) ficará o tanto quanto incrédulo quando descobrir um ato criminoso de Tertulinho (Renato Góes) contra José Mendes/Zé Paulino (Sergio Guizé) em Mar do Sertão. Sendo assim, o coronel fará de tudo para tentar impedir o filho de seguir em frente com a tal atrocidade, mas, como não terá sucesso, ele irá atrás do protagonista a fim de salvar e proteger a vida dele na trama de Mario Teixeira.
Tudo acontecerá quando o ex de Candoca (Isadora Cruz) der o aval para que Mirinho (Lucas Galvino) mate o ex-vaqueiro. Dessa forma, o rapaz, então, contratará Fubá Mimoso (Marco França) para a realização do serviço. Porém, ao tomar ciência de tudo isso, o marido de Deodora (Debora Bloch) fará questão de peitar o criminoso com o objetivo de livrar o filho de qualquer acusação, bem como fazer com que ele desista da matança.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Mesmo assim, o malvado não ligará para o que o coronel lhe pedirá e resolverá seguir em frente com o combinado. Sem outra alternativa, o personagem de José de Abreu se verá obrigado a ir atrás do pai de Manduca (Enzo Diniz) para livrá-lo de uma tragédia. Na ocasião, o veterano suplicará ao empresário para que ele deixe Canta Pedra, fato este que deixará José bastante intrigado.
Ameaça de morte
Em seguida, o mocinho logo perguntará o motivo desse alarde todo, fazendo com que Tertúlio revele que o mesmo está sendo ameaçado de morte, embora omita o mandante. Isso, no entanto, acabará deixando o personagem de Sergio Guizé indignado, apesar de que, no final das contas, ele aceitará uma proposta do ricaço para ficar escondido na casa dele, até o instante em que ele for avistado por Tertulinho e precisar sair do local. As cenas devem ser exibidas na próxima segunda-feira (17).