Ciente de que poderá bater as botas a qualquer momento, devido ao seu estado de saúde frágil, Tertúlio (José de Abreu) passará a pensar no futuro de sua família e, assim, revelar a eles com quem sua herança ficará em Mar do Sertão. Entretanto, ele deixará claro que toda a fortuna que tem será dividida igualmente entre José Mendes (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes), mesmo diante do não reconhecimento do ex-vaqueiro na Justiça.
Porém, o que surpreenderá nisso tudo é que Deodora (Debora Bloch) não levará nada, ao contrário de alguns funcionários de restrita confiança sua, como, por exemplo, de Catão (Déo Garcez), que ficará com um pedaço de terra do patrão. Isso, no entanto, deixará a amante de Pajeú (Caio Blat) o tanto quanto incomodada com a tal divisão dos bens, a ponto de vir a tomar providências para que isso não seja feito.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Deodora age
Só para se ter uma ideia, em cenas previstas para irem ao ar nesta quinta-feira (19), a vilã elaborará um plano horrendo para que as intenções do ex-marido não sejam de fato concretizadas. Nisso, ela aproveitará o fato de o coronel estar realizando tratamento com um psiquiatra com o objetivo de interditá-lo. Sem escrúpulos, ela chegará a pedir ao advogado para que ele a defenda perante o juiz e diga que o veterano está com problemas mentais.
A princípio, o personagem de Renato Góes não será a favor da ideia, mas, no final das contas, aceitará e contratará Márcio Castro (Gabriel Godoy) para ajudá-los nessa empreitada. Dessa forma, o canalha dará entrada em todos os trâmites do processo, enquanto que a antagonista tentará atrair Ismênia (Ana Miranda) para sair a seu favor. Por outro lado, Tertulinho fará de tudo para omitir a falcatrua do pai.