Um dos grandes mistérios da trama de Terra e Paixão fica sobre a identidade do homem que abusou de Petra (Débora Ozório) na infância e fez com que a jovem carregasse um trauma profundo, provocando até mesmo uma repulsa dela por sexo e piorasse ainda mais os seus problemas psicológicos.
Em capítulos recentes, Petra confundiu Rodolfo (Eduardo Lago) com seu abusador, e em um surto, chegou até mesmo a atirar em direção a ele e ferir Hélio (Rafael Vitti). Porém, nos próximos capítulos, o verdadeiro criminoso será finalmente revelado, mas será mais um personagem que entrará no decorrer da trama. Trata-se do seu próprio tio, Dirceu (Eriberto Leão).
Petra reconhecerá o seu abusador logo de cara, mas evitará demonstrar isso. O crápula, no entanto, voltará a tentar algo, observando a sobrinha dormindo a noite e até mesmo tentando ficar com ela sozinho, mas a jovem conseguirá se livrar dele e dará início a uma investigação por conta própria para buscar justiça.
Graça também foi abusada por Dirceu
Nessa investigação, Petra chegará a descobrir que Graça (Agatha Moreira) tinha muito medo de Dirceu quando era criança, o que levantará uma pista de que o homem também abusava de outras garotas. “Eu preciso te fazer uma pergunta difícil e eu quero uma resposta sincera. Você sofreu alguma tentativa de abuso do meu tio Dirceu?”, perguntará Petra para a ex-cunhada.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Graça ficará incomodada com a pergunta, mas logo devolverá para Petra, que diz ter lembranças vagas do que ocorreu. A loira, então, finalmente revelará sua experiência traumática com Dirceu, afirmando que o irmão de Irene (Gloria Pires) sempre insistia em brincar com ela e tocá-la, o que a deixava apavorada. Assim, as duas se unem para finalmente desmascarar o criminoso.