Em Garota do Momento, o passado de trauma e culpa de Teresa (Maria Eduarda de Carvalho) ganha destaque, especialmente quando ela relembra o terrível acidente que marcou a vida da sua filha, Eugênia (Klara Castanho), quando ainda era criança. O incêndio, que deixou a menina com cicatrizes no braço, é uma dor que assombra Teresa, que carrega a culpa de acreditar ser responsável pelo que aconteceu.
Em uma conversa com Jacira (Flávia Reis), Teresa desabafa sobre o sofrimento que carrega, lembrando o dia do incêndio e a sensação de não ter conseguido proteger a filha. “Eu falhei”, diz Teresa, visivelmente abatida.
Ela explica que estava fazendo empadão para Alfredo (Eduardo Sterblitch) e foi o prato que estava no forno quando a casa pegou fogo. A dor transparece quando ela recorda a imagem de sua filha com os braços enfaixados, se perguntando por que aquilo aconteceu com ela.
Jacira tenta consolar Teresa, dizendo que não é saudável ficar remoendo essas lembranças. Mas Teresa revela que a culpa a acompanha o tempo todo, especialmente quando olha para Eugênia. É então que Jacira compartilha sua versão dos fatos, lembrando que o incêndio foi causado pelo vento que derrubou uma vela do oratório.
Ela também se culpava por não ter estado com Eugênia naquele dia, mas reforça que ninguém teve culpa. “O único bálsamo que a gente pode dar pra nossa menina passar nos bracinhos é muito amor”, diz Jacira, tentando oferecer consolo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Garota do Momento
Em um gesto de gratidão, Teresa reconhece o apoio e o carinho de Jacira por sua filha e pede desculpas por não ter demonstrado mais apreço por ela antes. As duas, então, se abraçam emocionadas, tocadas pelo momento.