Em Nos Tempos do Imperador, Luísa (Mariana Ximenes) retornará ao Brasil após a morte de seu marido, Eugênio (Thierry Tremourox), e trará o filho, Dominique (Guilherme Cabral). Primeiramente, a Condessa encontrará uma forma de avisar a Dom Pedro II (Selton Mello) sobre sua chegada.
Assim, o Imperador dará um jeito de viajar até a casa de campo de seu grande amor. Os dois, então, se encontrarão às escondidas e matarão a saudade. Luísa aproveitará para confessar ao amante que sua relação com o filho está cada vez mais conturbada. Isso porque Dominique se tornou rebelde desde a morte de Eugênio.
Dom Pedro II tentará acalmar a Condessa ao explicar que isso é somente uma fase na vida do rapaz. No dia seguinte, Luísa enviará uma carta para a Quinta avisando de sua volta ao Brasil e dirá que pretende visitar a família real. Teresa (Letícia Sabatella) ficará desconfiada que a mulher já se encontrou com o Imperador, mas ficará na sua.
Veja também – Jade se desespera com acidente de Lucas e culpa Ali pelo acontecido: “Poderia ser diferente”
Quando chegar oficialmente na Quinta, Dom Pedro II, que a essa altura já terá retornado do encontro às escondidas, agirá como se não tivesse visto Luísa. O homem tentará ser simpático com Dominique e oferecerá aulas particulares de esgrima, e, apesar do garoto recusar, ele será bastante simpático com Teresa.
Em seguida, Dominique e Teresa conversarão sobre o museu que ela mantém na Quinta e a mulher o convidará para conhecer. A Imperatriz explicará que o Brasil foi convidado para participar da Exposição Universal em Paris. Dominique falará que esteve na Exposição em Londres com o pai e poderá ajudá-la na escolha das peças.
Luísa, por fim, perceberá que os dois conversam de forma animada e questionará ao filho se ele não está tomando tempo demais da Imperatriz. Teresa dirá que não e explicará que Dominique é seu novo assistente, visto que aceitará a ajuda do rapaz. A Condessa, por sua vez, não esconderá que ficou com ciúmes da aproximação entre os dois e ficará arrasada.