Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Tadeu (José Loreto) acabará descobrindo que não é filho biológico de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Na ocasião, ele ouvirá uma conversa em que Filó (Dira Paes) revela ao fazendeiro que o rapaz não é seu filho. Revoltado, o peão decidirá fugir para nunca mais voltar.
Tadeu estará atrás da porta quando ouvir a conversa dos pais. “Ai, Zé… Eu me preocupo com o jeito que, às ‘veiz’, ‘ocê’ fala com ele. Eu morro de medo que meu ‘Tadeuzin’ descubra que ‘ocê’ não é pai dele. Eu não sei o que pode acontecer com esse menino se ele souber“, dirá a mãe. “Isso não pode acontecer de jeito maneira. Mais ‘arguém’ sabe dessa história?“, perguntará Zé Leôncio. “A Juma… Disse que o Velho do Rio falou para ela que o Tadeuzin não é neto dele“, responderá Filó. “O Velho do Rio?“, se surpreenderá o fazendeiro.
Nesse momento, Tadeu terá uma crise existencial. “Oh meu pai, bem que eu desconfiava… Me enganaram a vida inteira, e a mãe que mentia a vinda inteira, diacho. Vou ‘picá a mula’ daqui, sair por esse mundão de meu Deus. Ninguém nunca mais vai ouvir falar de mim“, dirá ele aos prantos.
Na sequência, Tadeu começará a resmungar porque o Velho do Rio nunca apareceu para ele. “Trindade viu ele porque tem pacto com o ‘coisa ruim’. Joventino e o Zé Lucas… tratou deles. Se fosse eu, tinha largado num canto ai, diacho… E a Juma? A Juma ele cuidou dela desde pequena, salvou a mãe dela da mordida da boca de sapo. E ‘d’eu’ ele nem quer saber… não sou neto dele, sou nem ‘fio’ do pai, não sou um Leôncio. Vou ‘mimbora’ nesse mundão de meu Deus“, falará ele, arrumando as coisas e partindo sem destino.
VELHO DO RIO APARECE PARA TADEU PELA PRIMEIRA VEZ
No meio do caminho, o homem sucuri, a maior de todas elas, aparecerá para Tadeu e os dois terão uma linda conversa. “Eu ouvi ele [Zé Leôncio] conversando mais a mãe na cozinha. Eu ouvi também quando a mãe disse que o senhor falou pra Juma [Alanis Guillen] que eu não sou seu neto”, falará o Tadeu. “Eu tava falando de sangue, não de ‘amor’. Claro que ‘ocê’ é meu neto!”, rebaterá o Velho.
“Mas como é que eu posso ser seu neto, se eu não sou ‘fio’ dele?”, perguntará o jovem. “E quem é que falou que ‘ocê’ não é ‘fio’ dele?”, insistirá o veterano. “Eu não tenho o mesmo sangue dele, ‘véio’. Sou ‘fio’ de ‘muié’ de currutela, que nem sabe quem é meu pai”, rebaterá o peão.
Depois disso, o Velho do Rio insistirá sobre ele ser seu neto do coração. “Eu já te falei e repito: não tou falando de sangue, tou falando de amor! Eu ouvi ‘ocê’ tocando o seu berrante, se despedindo dele. Aí que eu vi que ‘ocê’ é meu neto, sim, porque é só eu que toco o berrante daquele jeito”, responderá. “‘Ocê’ não podia ter arranjado um pai ‘mió’ nessa vida”, completará o experiente, se referindo a Zé Leôncio.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.