Vendida como uma história em que o jogo muda o tempo todo, Mania de Você vem cumprindo essa promessa. Os protagonistas de fato tem virado o jogo com frequência, mas o autor João Emanuel Carneiro esqueceu a coerência pelo caminho.
A cada capítulo, Mania de Você menospreza a inteligência do telespectador que a acompanha. A trama é conduzida por uma sequência de situações absurdas. São muitas as sequências cheias de inconsistências.
A começar pelo início da história, em que Rudá (Nicolas Prattes) foge para Portugal após ser acusado pelo assassinato de Molina (Rodrigo Lombardi) sem ao menos se defender. Viola (Gabz), que presenciou o crime, também sequer defendeu o amado.
Depois de ficar pobre ao levar um golpe de Mavi (Chay Suede), que roubou toda a sua fortuna, Luma (Agatha Moreira) nunca tentou reaver seu patrimônio na Justiça. Também nunca pediu ajuda para nenhum amigo da família.
Trama sem sentido
A trama de Michele (Alanis Guillen) e Cristina (Bruno Montaleone) é ainda mais absurda e também não faz o menor sentido. Os dois trabalhavam em um restaurante de luxo do resort, mas viviam sempre na pindaíba. Ela também sequer pediu ajuda à Viola, que sempre foi sua amiga.
O casal decidiu ir para Portugal e, depois de descobrir que haviam caído em uma falsa promessa, preferiram voltar para o lugar onde passavam por exploração. O problema poderia ter sido resolvido com uma ida até o consulado do Brasil em Portugal ou com uma simples ligação para Viola pedindo ajuda.
Porém, nada disso aconteceu. Michele, aliás, sequer pressionou Iberê (Jaffar Bambirra) em seu retorno ao Brasil, já que foi ele quem meteu o casal naquela enrascada. Nem ela, nem Viola o questionaram sobre o assunto.
Personagem irrita por burrice
Outra trama recheada de sequências absurdas é a da chantagista Leidi (Thalita Carauta) com Ísis (Mariana Ximenes). A vilã já mandou eliminar quem atrapalhasse seus planos no passado, mas agora simplesmente resolveu aguentar todos os desaforos do rival. Não faz sentido!
A burrice de Berta (Eliane Giardini) chega a ser algo irritante. Leidi e Sirlei (David Junior) enganam a patroa ao esconderem que formam um casal e que são os pais de Evelyn (Gi Fernandes). Os dois, no entanto, vivem dando pitaco na vida da garota e até respondem as coisas por ela.
A “grande virada” da novela das nove, com Viola ficando na miséria e desempregada, também abusa da boa vontade do público. Apesar de tudo o que passou, não faz sentido ela ser rejeitada como aconteceu quando passou por vários restaurantes em busca de emprego. A mocinha também não tem nenhum colega de profissão, ninguém que possa ajudá-la. Fica difícil embarcar nesse drama.
A falta de coerência em Mania de Você
A mais recente sequência estapafúrdia criada por João Emanuel Carneiro foi a cena da fuga de Rudá, em que a polícia simplesmente ficou olhando ele fugir num helicóptero. Como se não bastasse, Moema (Ana Beatriz Nogueira) e Nahum (Ângelo Antônio) foram os primeiros a encontrar o caiçara na ilha onde ele vinha sendo mantido prisioneiro por Luma.
Só para constar, Angra dos Reis tem 365 ilhas — e isso chegou até a ser citado na novela. Um casal de veteranos sem qualquer recurso conseguiu encontrar o mocinho antes de Mavi, o vilão que tem câmeras espalhadas por todos os lugares e dezenas de capangas.
É só mais uma das situações que destacam a falta de coerência em Mania de Você, que se tornou um emaranhado de absurdos que até o momento não levaram a lugar nenhum.
Para acompanhar a trama das 21h da Globo, o telespectador precisa seguir o conselho que Gloria Perez deu quando um internauta a questionou sobre as inconsistências de Salve Jorge, em 2012: “pobre de quem nāo consegue voar!”. Quem assiste Mania de Você precisa “voar” — e muito.
A novela Mania de Você é tão ruim que a Globo deveria antecipar bastante o final.