Os tabus sobre assuntos que existem no nosso dia a dia acabam impedindo a evolução da sociedade. Isto é fato e todo o percurso histórico da nossa evolução humana comprova isto. Sob a base do tradicionalismo, muitos preferem não falar de certos assuntos como forma de se “resguardarem”.
Veja também – Fim lamentável: Grande nome das novelas brasileiras, ator de Páginas da Vida morreu após cometer suicídio
Foi sob esta aba do tradicionalismo que as novelas bíblicas da Record conseguiram se consagrar dos últimos anos pra cá. Porém, para surpreender ainda mais este público conservador, na noite desta quarta-feira, 24 de novembro, Um Lugar ao Sol exibiu uma cena pra lá de polêmica.
No momento ousado que foi ao ar, a personagem de Andrea Beltrão, Rebeca, se masturbava depois de recusar fazer amor com o esposo Túlio (Daniel Dantas). A cena repercutiu bastante e chocou muitos. Só que, esta não foi a primeira vez em que as novelas da Globo chocaram o público com cenas desta natureza. Relembre:
Coração Alado
Se em 2021 a exibição de uma personagem se masturbando causou este alvoroço, quem dirá em 1980. A personagem de Débora Duarte na novela Coração Alado deixou o público de queixo caído. A atriz interpretava a Catucha na trama escrita por Janete Clair e surpreendeu ao exibir um momento na qual a mulher se masturbava em contexto parecido com o de Rebeca (Andrea Beltrão) em Um Lugar ao Sol.
Veja também – Blindados da crise: Descubra quais são os 10 maiores salários dos atores das novelas da Globo
Top Model
No ano de 1989, o personagem Ringo (Henrique Faria) tratou da masturbação de uma maneira cômica em Top Model. Ao longo da trama, o jovem tem uma paixão platônica por uma mulher e eram exibidas cenas na qual ele entrava e saía do banheiro com uma revista debaixo sob a música Nêga Bom Bom. Em um dos trechos da canção, era dito: “punhetinha de verão”.
O Rebu
Remake do clássico das novelas brasileiras, O Rebu (2014) fazia parte da faixa das 23h e, por conta do horário, não poupou com as cenas picantes. Logo na primeira semana, teve cena de sexo grupal. Em outro momento, Vic (Vera Holtz), Alain (Jesuíta Barbosa) e Mirna (Bianca Muller) fazem um ménage e as cenas foram ao ar espantando muitos que estavam com a TV ligada.
Veja também – O fim de uma grande carreira: Conheça a história da atriz que deixou as novelas após perder a voz
Xica da Silva
Uma novela que chocou com as cenas realísticas de sexo foi Xica da Silva (1997). Exibida pela Manchete, a trama não poupou o público ao exibir várias cenas de estupro. A primeira foi com a própria Xica (Taís Araújo). Já em outra, Clara (Adriane Galisteu) é estuprada e depois enlouquece por ter passado por essa experiência traumática.
Cortina de Vidro
Outra cena de ato sexual que deixou muitos telespectadores boquiabertos foi em Cortina de Vidro (1989). A novela teve uma cena na qual o pai estuprava a própria filha. As cenas foram exibidas em pleno horário nobre e mostravam Arnon (Antonio Abujamra) violando Michelle (Carola de Oliveira).
Veja também – Ator de Verdades Secretas revela problemas com a esposa por conta de cenas de sexo: “É desconfortável”
Verdades Secretas
Muito vem sendo comentado o quanto as cenas da segunda temporada de Verdades Secretas estão carregadas de momentos +18. Porém, já na primeira edição, a novela dava sinais de que impactaria. O momento mais ousado de Verdades Secretas foi quando Giovanna (Agatha Moreira) faz seu primeiro programa. As cenas exibiram a moça fazendo sexo ao mesmo tempo com três homens.