Em Pantanal, Tenório (Murilo Benício) não vai gostar nenhum pouco da intromissão de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) em seus assuntos com Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Após uma reconciliação malsucedida com a ex-mulher, o grileiro decidirá se vingar do “amigo” fazendeiro. Para isso, ele contratará um jagunço, que, logo após chegar ao Pantanal, fará a sua primeira vítima.
Nos próximos capítulos da trama, a situação financeira de Tenório vai se complicar. Isso porque Maria conseguirá bloquear seus bens na justiça e o impedirá de movimentar sua fortuna. Sem saída, ele será aconselhado pelo advogado a tentar uma reconciliação com a ex-chalaneira. No entanto, ela não vai querer conversa com o marido e, consequentemente, não aceitará a proposta.
Revoltado, ele se convencerá de que Zé Leôncio está por trás da decisão da mãe de Guta. Em razão disso, Tenório contratará Solano (Rafa Sieg) para matar Maria, Alcides, Zé Leôncio e seus três filhos.
Ao chegar no Pantanal, o jagunço não irá perder tempo e logo atingirá um de seus alvos. Na ocasião, ele tentará matar Zé Lucas (Irandhir Santos).
Zé Lucas morre em Pantanal?
Na primeira versão da novela, vale destacar, o filho mais velho de Zé Leôncio está cavalgando na mata quando um tiro o atinge. Na sequência, Zé Lucas aparece colocando a mão na altura do peito, e, sem forças, cai do cavalo e fica por ali mesmo. “Me acuda, meu pai“, suplicará ele, antes de desmaiar. Logo depois, Tadeu encontrará o cavalo do irmão perdido na mata. O sumiço de Zé Lucas, na ocasião, deixará todos em desespero.
Apesar de muito ferido, ele conseguirá sobreviver, graças à ajuda do Velho do Rio. A entidade, por sua vez, irá cuidar do neto até a sua total recuperação.
Veja também: Tenório pede para voltar com Maria Bruaca, promete mandar Zuleica embora e implora perdão
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.