Setembro promete ser um mês especial para os noveleiros de plantão. Cinco grandes títulos estarão de volta ao público, seja em plataformas de streaming ou na programação da TV paga. Esse resgate de tramas que marcaram época, incluindo algumas raramente reprisadas, dará uma nova oportunidade para o público revisitar essas histórias ou descobri-las pela primeira vez, e revelamos agora cinco delas que irão retornar neste mês de setembro.
Sinhá Moça (Globoplay)
A partir de 9 de setembro, o Globoplay disponibilizará para todos os seus assinantes Sinhá Moça (2006). Já exibida recentemente no Canal Viva, a trama agora estará acessível para um público ainda maior. Ambientada em 1886, a história gira em torno da jovem e idealista Sinhá Moça (Débora Falabella), uma abolicionista que vive em constante confronto com seu pai, o Coronel Ferreira, conhecido como o Barão de Araruna (Osmar Prado), um escravocrata cruel.
Cara e Coroa (Canal Viva)
Estreando sua primeira reapresentação, Cara e Coroa (1995) será transmitida pelo Canal Viva a partir do dia 9 de setembro, na faixa das 13h, com maratonas aos domingos, às 9h. Escrita por Antônio Calmon, a novela acompanha a vida de duas mulheres idênticas, Fernanda e Vivi, ambas interpretadas por Christiane Torloni, que se conhecem na cadeia e, após uma série de eventos, acabam trocando de identidades.
Seus Olhos (+SBT)
Outra novela que nunca havia sido reprisada é Seus Olhos (2004), que chega ao catálogo do +SBT em 12 de setembro. Produzida pelo SBT, a novela é uma versão brasileira de um clássico texto mexicano, dividida em três fases. A história segue a protagonista Renata, interpretada por Carla Cabral, que enfrenta uma série de desafios ao descobrir semelhanças surpreendentes com sua falecida mãe, Marina.
Sem Lenço, Sem Documento (Globoplay)
O projeto Fragmentos do Globoplay segue resgatando títulos históricos da televisão brasileira, e em 16 de setembro, será a vez de Sem Lenço, Sem Documento (1977) ganhar espaço na plataforma. Embora apenas seis capítulos da novela tenham sido preservados, esses episódios já são suficientes para apresentar ao público a trama ambientada no Rio de Janeiro, que abordava as complexas relações entre empregadas domésticas e suas patroas. A novela é criada por Mário Prata e estrelada por nomes como Arlete Salles, Ney Latorraca e Bruna Lombardi.
Tieta (Globoplay)
Tieta (1989), um dos maiores clássicos da TV brasileira, já está disponível no Globoplay, mas ganhará uma versão remasterizada, a partir de 16 de setembro, pelo projeto Originalidade da plataforma. Baseada na obra de Jorge Amado, a novela conta a história de Tieta (Betty Faria), uma mulher que retorna triunfante à sua cidade natal, Santana do Agreste, após ter sido expulsa e humilhada na juventude. O elenco conta com grandes estrelas, como Joana Fomm, Ary Fontoura e José Mayer.
Além das novelas mencionadas, o Globoplay também adicionará à sua plataforma outros títulos relevantes em setembro. Entre eles, a temporada de Malhação 2000, que estreia no dia 23. Duas minisséries também chegarão ao catálogo: Aquarela do Brasil (2000), já disponível desde o dia 2, e Sampa (1989), que estreia no dia 30 deste mês.