Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) estará em um luto profundo após a morte trágica de Luna (Liliana Castro), deixando-o viúvo e com a responsabilidade de criar seu filho sozinho. Para piorar a situação, ele passa a conviver com Cristina (Flávia Alessandra), uma golpista que está disposta a tudo para conquistá-lo.
Rafael não sabe que a própria vilã esteve por trás da morte de Luna, convencendo Guto (Alexandre Barillari) a roubar as joias de Luna, mas quando a mocinha reage ao assalto, acaba sendo baleada e morta pelo bandido.
Cristina ainda entrega as economias da família a Guto, seguindo as orientações de Débora (Ana Lúcia Torre), que teme levantar suspeitas sobre o envolvimento da filha nesse crime. Mesmo assim, Cristina ainda espera ganhar a confiança de Rafael e conquistar seu coração cuidando da casa e dos filhos do viúvo.
Rafael não sabe sobre Serena
Rafael tenta assumir suas responsabilidades, enquanto pressente que a amada esteja viva em algum lugar do mundo, apesar do seu filho, Felipe, revelar sua frustração com a ausência do seu pai desde que a mãe morreu.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Por outro lado, Cristina aconselha a Rafael a se casar novamente “para o bem da família” dele. O que nem ela e nem Rafael sabem é que o espírito de Luna acabou reencarnando em Serena (Priscila Fantin), que nasceu em uma tribo indígena, e no decorrer da trama, ela acabará conhecendo Rafael e vivendo um romance com ele, o que despertará a ira da vilã.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.