Diferentemente de Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida, que conquistaram bons índices de audiência, a reprise de Apocalipse não conseguiu empolgar o público nas tardes da Record. Com isso, a emissora já definiu sua próxima aposta para o horário: a novela O Rico e Lázaro, que começará a ser exibida a partir do dia 14 de outubro, na faixa das 15h30.
Escrita por Paula Richard, O Rico e Lázaro foi originalmente ao ar em 2017 e contou com um elenco de peso, incluindo Dudu Azevedo, Milena Toscano, Igor Rickli, Gabriel Gracindo, Tammy Di Calafiori, Zécarlos Machado, e outros grandes nomes da dramaturgia. A trama é inspirada na parábola contada por Jesus sobre dois homens que morrem no mesmo dia, com um sendo levado ao céu e o outro ao inferno. Na novela, Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo) são hebreus que, apesar de nascerem com as mesmas oportunidades, terão destinos diferentes após a morte, dependendo das escolhas que fizerem ao longo da vida.
Ambientada por volta de 600 a.C., a trama acontece em um período de grande turbulência para Jerusalém, que, após o governo de vários reis que se afastaram de Deus, mergulha na idolatria. Nisso, Nabucodonosor (Heitor Martinez) ascende ao trono da Babilônia, transforma a cidade em um ícone do mundo antigo. Sua invasão de Jerusalém, a destruição do Templo de Salomão e o Cativeiro da Babilônia são eventos centrais da narrativa.
Além do conflito político e religioso, a novela aborda o triângulo amoroso entre Zac, Asher e Joana, que desde a infância compartilham uma grande amizade. No entanto, essa amizade é abalada pelo amor que os dois nutrem por Joana, e pela diferença de crenças entre eles, já que Joana segue firme nas profecias de Jeremias e tenta reconduzir o povo hebreu à fé em Deus.
Durante sua exibição original, O Rico e Lázaro registrou bons índices de audiência, alcançando uma média de 10 pontos para a Record. Embora tenha enfrentado a forte concorrência do SBT com Carinha de Anjo, que ficava na vice-liderança, a trama foi elogiada e conseguiu cativar um bom público.