Renascer enfrenta um caso curioso na Globo. Diferentemente das últimas novelas da emissora, que são taxadas como um “fracasso” ou “sucesso” de audiência, a atual trama das 21h fica no meio termo, uma vez que não sofre nenhuma queda brusca que lhe faça ter os piores índices da história do horário — como ocorreu com alguns folhetins nos últimos anos — mas também não consegue deslanchar ou apresentar algum crescimento significativo.
Apesar disso, fica um “gosto amargo” para o canal, que tinha grandes expectativas em torno da novela, especialmente devido ao sucesso do remake de Pantanal, outra obra de Benedito Ruy Barbosa. No entanto, Renascer sequer consegue superar os índices da sua antecessora, Terra e Paixão.
A trama, que estreou em janeiro, já ultrapassou a marca de 80 capítulos, mas segue longe da meta de 30 pontos estipulada pela Globo, com 25,5 pontos de média, enquanto que Terra e Paixão tinha, a essa altura, 25,6 pontos.
Renascer não consegue deslanchar
O detalhe é que, nesse período, a novela de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes já conseguia ultrapassar a marca dos 29 pontos, tendo conseguido fechar com média geral de 26,6 pontos. Renascer, por outro lado, sofre para ultrapassar a marca dos 27 pontos, com seu recorde, até o momento, sendo de 28,0 pontos.
Havia a expectativa de que o atual folhetim das 21h pudesse já ter batido recorde no capítulo da última segunda-feira (22), que foi marcado pela morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), mas fechou com 27,9 pontos, apenas sua segunda maior audiência.
Ainda assim, a trama deve ficar no ar até setembro, terminando com mais de 100 capítulos, e tem esse período para tentar deslanchar e agregar ao menos 1,1 ponto a sua média geral para conseguir superar sua antecessora, embora o cenário atual não se mostre muito animador.