Durante uma conversa com Petra (Debora Ozório), Graça (Agatha Moreira) abrirá o jogo e revelará a jovem um segredo horrendo de seu passado que envolve Dirceu (Eriberto Leão) em Terra e Paixão. Na ocasião, a loira revelará a morena que o abusador era maluco para ter relações sexuais com ela quando criança e que isso só não aconteceu porque ela sabia que era errado esse tipo de atitude vindo por parte dele na trama de Walcyr Carrasco.
Ao se deparar com o irmão de Irene (Glória Pires), a filha de Gladys (Leona Cavalli) ficará bastante desconfortável, chegando ao ponto de comentar para Jonatas (Paulo Lessa) que não gostava de interagir com ele quando criança. Sendo assim, ela se recordará do incômodo que sentia no momento em que o cafajeste tocava e pegava nela o tempo todo.
Depois, o personagem de Eriberto Leão aparecerá na loja dela a fim de convidá-la para sair. Lá, ele terá a cara de pau de dizer que os dois podem ficar juntos a partir de agora porque ela não é mais um ser indefeso. Porém, Jonatas chegará bem na hora para impedir o prosseguimento dessa história. Em contrapartida, a ex de Antônio (Tony Ramos) afirmará que a moça nunca gostou de Dirceu e que sempre se irritava ao vê-lo na fazenda.
Graça abre o jogo
Diante de tal informação, a personagem de Debora Ozório irá atrás da ex-cunhada para questioná-la se o homem cometeu abuso dela na infância, no que ouvirá: “Eu tive sorte de a minha mãe sempre conversar muito comigo sobre tudo. Desde criança, ela me ensinava que eu não deveria deixar ninguém me tocar sem a minha permissão. Dizia que eu não podia dar muita conversa pra homens adultos…”.
++ Resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
“E eu lembro que o seu tio sempre queria brincar, mas era sempre uma brincadeira cheia de toques. E aquilo me incomodava muito. Eu sabia que era errado um homem adulto ficar tocando em mim, então eu sempre saía de perto dele”, continuará Graça. Logo após, será a vez de Petra expor o ocorrido para a jovem, dizendo que foi abusada por ele na infância, fazendo com que ambas se unam em um só propósito: impedir que o pilantra faça o mesmo com Rosa (Maria Carolina Basilio), a filha de Ademir (Charles Fricks) e Flor (Letícia Laranja).