Em Amanhã é Para Sempre, Artêmio Bravo (Rogélio Guerra) é o verdadeiro vilão da história e usa Bárbara Greco (Lucero) para destruir a família Elizalde. O motivo da revolta do homem, no entanto, só será revelado nos últimos capítulos do folhetim mexicano.
Artêmio é irmão mais novo de Gonçalo e seu ódio é simplesmente pelo fato dos Elizaldes terem feito mal a sua mãe, Ana Gregória, no passado. O próprio vilão conta toda a verdade para o irmão que, a essa altura, estará em uma cama no hospital.
Na cena, o chefe de Bárbara Greco revela que o pai de Gonçalo se aproveitou da inocência de sua mãe, que era empregada da casa dele, e, em seguida, a engravidou e não quis assumir o bebê, já que era comprometido. Logo em seguida, a mãe de Gonçalo descobre tudo após ler um diário de Ana Gregória, onde relata tudo o que aconteceu.
Veja também: Resumo da novela Amanhã é Para Sempre
Desse modo, a matriarca dos Elizaldes forou a mulher a ficar na casa durante o período de gestação. No dia do parto de Artêmio, Ana Gregória acabou sendo expulsa da mansão, no meio da chuva. Isso fez Ana Gregória enlouquecer e, por isso, Artêmio nutre esse ódio profundo. Anos depois, o vilão envia Barbara para a mansão dos Elizaldes e a usa como “bode expiatório” em seu processo de vingança.
Veja também: Bárbara demite Soledade, a expulsa da fazenda e ameaça matar Eduardo
A trama mexicana da Televisa, produzida por Nicandro Díaz em 171 capítulos, é protagonizada por Fernando Colunga, Silvia Navarro e antagonizada por Lucero, Sergio Sendel, Roberto Palazuelos e pelo primeiro ator Rogelio Guerra.