A Band atualmente tem uma faixa dedicada a apresentação de novelas, mas foca apenas às produções estrangeiras. Há alguns, o espaço para este tipo de produto era maior, tanto é que existia um núcleo dedicado exclusivamente a produção de novelas próprias. Isto permite que a emissora seja lembrada até hoje pela excelência no que fazia. Para que se tenha uma noção, foram quase 40 títulos produzidos pelo núcleo de dramaturgia da emissora.
Veja também – Fernando Colunga é gay? Cinco fatos sobre a vida pessoal do astro das novelas mexicanas
Apesar de não produzir mais novelas, no próprio mercado brasileiro e para concorrentes menores, são vendidos alguns de seus sucessos. Entre os que lideram a lista são: Os Imigrantes, Serras Azuis e Dance Dance Dance. Também faz parte desta lista a novela Meu Pé de Laranja Lima, sendo esta provavelmente a mais lembrada por todos.
Recentemente, reapresentando seu maior sucesso da história, Floribella, houve uma tentativa de entender como iria funcionar um possível retorno à dramaturgia. Mas, este ensaio não reagiu bem e, raramente, a Band superava os dois pontos de audiência. Ou seja, tudo favorece para o fato de que esta frustação dos Saad continue da forma que está.
Entretanto, tudo começou com o fracasso de Água na Boca. A novela exibida em 2008 foi responsável por um grande prejuízo. Água na Boca substituiu Dance Dance Dance, que atingiu índices exitosos, deixando a entender que a faixa conseguiria segurar a boa fase de aceitação do público. Ao entrar no ar, a novela foi rejeitada e chegou ao fundo do poço: sua média geral de audiência foi de 1 ponto.
Veja também – O SBT que se cuide: as três vezes em que a Televisa fechou acordos no Brasil com a concorrência
Semanas antes do fim das gravações de Água na Boca e, diante do cenário crítico, as notícias divulgadas pela imprensa na época falando sobre o fiasco também relacionam o fracasso da novela ao encerramento do setor de teledramaturgia da Band. Sem explicações, seus cerca de 200 funcionários do núcleo foram demitidos de uma vez, dando a entender que a emissora não voltaria mais a produzir novos títulos.
A Band era reconhecida pela linha de programas, tal como Hebe e Perdidos na Noite, assim como Esporte, que vai retomando com ex Globais! Mesmo assim, contando com poucos programas, trata o núcleo de novelas importadas como preencher 30 minutos, na programação. As novelas turcas chegavam as exibições serem “bizarras”: blocos de comerciais, interrompidos por poucos minutos de novela, tal como a segunda parte do capítulo de Nazaré (depois de 15 minutos de exibição), que começaram a fazer desde a semana passada!