O departamento jurídico da Globo não tem um dia sequer de paz. Isto se comprova diante da quantidade de casos problemáticos em que eles estão sendo forçados a resolverem. Recentemente, mais uma situação entrou para a fila dos imbróglios.
Veja também – Das telinhas para os palcos: Veja cinco novelas que fizeram sucesso na TV e também nos teatros
Elas por Elas, clássico de Cassiano Gabus Mendes dos anos 80, não pode ser reprisada pela Globo. De acordo com informações do NaTelinha, o impasse se dá especificamente por conta do título. A emissora carioca perdeu os direitos sob o nome da novela.
Com isto, os esforços agora estão direcionados para tentar reaver os direitos, uma vez que o Projeto Originalidade do Globoplay está em andamento e colocou o folhetim na fila dos mais interessados a serem disponibilizados através da plataforma de vídeo.
Ao mesmo tempo, de uns anos para cá, o Canal Viva tem dado uma atenção maior às novelas da década de 80 e a reapresentação através do canal pago está inviabilizada diante destas questões. A marca Elas por Elas atualmente está sob os direitos de uma companhia cultural no Rio de Janeiro.
Caso a Globo optasse por reapresentar a novela mesmo sem os direitos sob o título, teria que pagar ao atual detentor. Então, achou-se melhor tentar pegar de volta os direitos, uma vez que sairia muito mais barato para os globais.
Veja também – Confira cinco novelas globais que são remakes e você provavelmente não sabia
O processo está em andamento pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e já dura cinco anos. No ano passado, a Globo tinha desistido de tentar reaver os direitos sob o clássico de Cassiano Gabus Mendes depois de ter o processo negado. Mas, recentemente eles voltaram atrás na decisão e vão continuar tentando a posse do título.
Por que a Globo perdeu os direitos?
Os direitos sob uma marca têm um prazo de validade. Portanto, é de responsabilidade das empresas terem que renovar os processos em um determinado período de tempo. Caso contrário, a marca é disponibilizada para ser adquirida por terceiros.
Em 1993, provavelmente por um descuido, a Globo não renovou os direitos de Elas por Elas. Com isto, outras empresas acabaram se apossando da marca e isto tem impedido que a emissora carioca reprise a novela normalmente.
Veja também – Confira cinco novelas que tiveram capítulos jogados no lixo e precisaram ser regravadas
Elas por Elas é uma novela estratégica para a Globo, principalmente faz parte da memória afetiva dos brasileiros. É a trama onde Luiz Gustavo consagrou-se na pele do eterno personagem Mario Fofoca.