Em Mulheres de Areia, Wanderlei (Paulo Betti) será assassinado e, com isso, Marcos (Guilherme Fontes) será apontado como o principal suspeito do crime. Por outro lado, para livrar o amado, Ruth (Glória Pires), que ainda estará ocupando o lugar de Raquel (Glória Pires), entrará na confusão para assumir a culpa. Por conta disso, a personagem será levada a julgamento e aproveitará para acabar com a farsa diante da juíza: “nunca pretendi tomar o lugar da minha irmã”, dirá.
A princípio, a juíza começará a fazer uma série de questionamentos para Ruth sobre o seu relacionamento com Wanderlei. A protagonista, então, não responderá se teve um caso com o pilantra, mas, cansada de ocupar o lugar da gêmea má, assumirá que não é a Raquel: “Eu não sou a Raquel! Meu nome é Ruth Araújo, eu sou a irmã da Raquel. E o Marcos não é nenhum fraco, ele sempre sou disso”, falará a jovem. Na sequência, Ruth falará que Marcos sabia que ela não pretendia tomar o lugar de Raquel.
A verdadeira Raquel, que ainda não terá se revelado para todos que está viva, estará disfarçada assistindo o julgamento torcendo para a irmã ser presa. Logo depois, o advogado explicará que, mesmo assim, Ruth continuará sendo a assassina do crime. César, aliás, dirá ao promotor que vai acusá-la de falsa identidade. O julgamento de Ruth entrará na reta final e terá uma grande reviravolta.
Na ocasião, Vilma, a real assassina de Wanderlei, assumirá que matou o pilantra com uma garrafada de vidro na nuca dele. Amante do personagem, ela confessará que se descontrolou após descobrir que ele não ia se casar com ela. No final, diante das provas, Ruth será absorvida e poderá voltar a ter sua vida de volta ao lado do seu grande amor.
“Tendo em vista o veredito unânime a que chegaram os senhores jurados, em resposta aos quesitos formulados, eu absolvo a ré da acusação de assassinato que lhe foi imputada”, concluirá, deixando todos os presentes na sala muito felizes.
Criada e escrita por Ivani Ribeiro, a trama, de 203 capítulos, é protagonizada por Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.