Após muitos dias de negociações para se evitar que chegasse a este ponto, Ucrânia e Rússia estão oficialmente em conflito. A situação extrema foi reconhecida pelo território ucraniano na noite desta quarta-feira, 23 de fevereiro.
Veja também – Provas mostram que Globo montou arsenal para abafar escândalo de racismo em novela
O presidente russo Vladimir Putin assumiu a operação militar, que visa reconhecer dois territórios da Ucrânia (Donetsk e Luhansk) enquanto integrantes do território russo. Enquanto a tensão aumenta, os capítulos da história mundial vão sendo lamentavelmente escritos.
E foram de situações parecidas que se basearam algumas obras da teledramaturgia. Listamos a seguir:
Novo Mundo
Se passando no período de Independência do Brasil, Novo Mundo (2017) teve Caio Castro vivendo o Dom Pedro I. A frase “Independência ou Morte”, durante o embate com tropas portuguesas, é um episódio histórico retratado pela novela.
Veja também – Sete ex-grandes estrelas globais que deram adeus à TV e assinaram com os streamings
Nos Tempos do Imperador
Com os brasileiros integrando a Guerra do Paraguai, Nos Tempos do Imperador teve o momento em que um episódio histórico de conflito entre países foi retratado. Inclusive, o impacto da guerra chegou nos capítulos da trama através do surto de cólera, doença trazida pelos soldados brasileiros.
Veja também – Novela da Globo tentou unir dois grandes autores e criou intriga histórica
Éramos Seis
Assim como as demais, a recente versão de Éramos Seis também abordou a Revolução Constitucionalista de 1932. Considerado um dos principais eventos históricos do Brasil, a guerra retratada pela novela tiveram cenas preparadas por muitos meses.
Veja também – Cinco novelas que prometeram muito, mas não entregaram nada de bom