A novela Mulheres Apaixonadas foi exibida originalmente em meados de 2003 e, naquela época, a trama sofreu uma baixa. O ator Rodrigo Santoro, que interpreta Diogo, teve que abandonar a atração para resolver alguns compromissos nos Estados Unidos. Desta forma, o autor, Manoel Carlos, adaptou o rumo do personagem no folhetim para não haver um “furo” inexplicável.
Na história, Diogo se separa de Marina (Paloma Duarte) após um casamento conturbado, e acaba se envolvendo com Luciana (Camila Pitanga) e Dirce (Lucielle di Camargo). O público queria saber com quem o personagem ficaria, mas Rodrigo Santoro não estava pensando nisso: o ator começava a trilhar sua carreira no cinema americano e teria que deixar a novela para atuar no filme As Panteras Detonando. O problema ficou nas mãos de Manoel Carlos.
Manoel Carlos deu uma entrevista sobre o problema e explicou como estava vendo a situação: “pelo nosso compromisso com ele, sua participação na trama seria até fins de julho, pois ele tem que atender a alguns compromissos nos EUA”.
Durante boa parte dos capítulos de Mulheres Apaixonadas pode-se notar que Rodrigo Santoro não aparece mais. Por outro lado, apesar da situação, o ator conseguiu voltar ao Brasil para dar um final justo ao seu personagem. Ele termina a novela ao lado de Luciana (Camila Pitanga).
Já Marina, ex-mulher de Diogo, se encanta com Expedito (Rafael Calomeni) e acaba trabalhando com ele como modelo. No final da trama, os dois ficam juntos, mas Marina continua sendo ciumenta e possessiva, assim como era com seu ex, Diogo.
A novela foi foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.