Um dos maiores mistérios da trama de Mulheres de Areia gira em torno da morte de Wanderlei (Paulo Betti), o que é revelado apenas nos capítulos finais da novela. Vilma (Denise Milfont) e Raquel (Glória Pires) são as responsáveis pelo homicídio, movidas pela sede de vingança pelo mal que ele causou às duas.
Tudo começa quando o corpo de Wanderlei é encontrado em um quarto de hotel por Marcos (Guilherme Fontes), transformando o empresário no principal suspeito do crime. No entanto, a investigação revela que Vilma, motivada pela promessa de casamento não cumprida por Wanderlei, desfere uma pancada fatal em sua cabeça durante um momento de raiva.
A ação de Vilma é o que causa a morte de Wanderlei, apesar de Raquel, sentindo-se traída, ter atirado nele após a agressão. Os tiros, no entanto, não foram a causa do óbito, mas sim a paulada de Vilma.
Ruth assume a culpa, mas é inocentada
O mistério do “quem matou?” se desenrola na trama, com suspeitas também recaídas sobre outros personagens, como as gêmeas Ruth e Raquel, Donato (Paulo Goulart), que era vítima de chantagem por Wanderlei, e Virgílio (Raul Cortez).
Marcos é considerado o principal suspeito, mas Ruth assume a autoria do crime para protegê-lo. Tonho da Lua (Marcos Frota), apaixonado por Ruth, sabe de sua inocência, mas a protagonista é presa no lugar de Raquel.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Entretanto, durante o julgamento, Vilma comparece e revela a verdade, confessando que procurou Wanderlei por um motivo importante e, após ser humilhada, o agrediu com uma garrafa, mas não disparou tiros. Sua confissão inocenta Ruth, que é libertada das acusações.
Vale ressaltar que Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.