Confira agora o resumo da novela A Escrava Isaura (18/08/2020) e fique por dentro dos principais acontecimentos da semana. A trama, produzida pela RecordTV, é de autoria de Tiago Santiago, baseada no romance homônimo de 1875, escrito por Bernardo Guimarães. Foi ao ar pela primeira vez entre 18 de outubro de 2004 e 29 de abril de 2005, em 167 capítulos. Protagonizada por Bianca Rinaldi, no papel de Isaura, a trama conta ainda com Leopoldo Pacheco, Théo Becker, Patrícia França, Renata Dominguez, Mayara Magri, Jackson Antunes, Gabriel Gracindo e Maria Ribeiro nos papéis principais.
RESUMO DA NOVELA A ESCRAVA ISAURA
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 222, segunda, 17 de agosto
Isaura dá a carta alforria para Rosa. Isaura vai a cadeia e pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Isaura tenta convencer Belchior a lhe contar sobre o verdadeiro assassino. Geraldo conta a Malvina que Branca está grávida de Leôncio. Isaura entrega a carta de alforria para Rosa. Álvaro entrega seu testamento para Perpétua.
Miguel leva aos braços de Tomásia seu filho. Cel. Sebastião pede perdão à Rosa e a deixa cuidando de sua fazenda. Começa o julgamento de Álvaro. André e Tomásia começam a dar seus depoimentos. Estela visita Branca no manicômio. Belchior senta na cadeira das testemunhas onde jura dizer a verdade por gostar muito de Isaura.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 223, terça, 18 de agosto
O juiz ordena a prisão de Belchior até o dia do julgamento. Malvina cochicha com seu pai, Francisco fica inquieto e Rosa nervosa. Belchior acusa Francisco. Serafina acha suas jóias nas roupas Francisco. Álvaro é absolvido. Gabriel volta a andar. Álvaro e Isaura se casam. Bernardo leva dona Evangelina para reencontrar sua filha Moleca. Belchior conhece a criada Camélia.
Os dois se beijam. Cel. Sebastião e família seguem viagem. André decide voltar para o quilombo. Sebastião diz a Geraldo que Francisco foi condenado a pena de morte. Tomásia e Miguel comemoram a adoção de filhos. Nasce a filha de Helena. O quilombo festeja a liberdade. É decretada a abolição da escravatura trinta e três anos depois. Alvaro e Isaura ficam juntos por mais de 60 anos.
VEJA TAMBÉM:
-
Resumo da novela Escrava Mãe – reestreia
-
Resumo da novela Apocalipse
-
Resumo da novela Jesus
-
Resumo da novela Os Mutantes Caminhos do Coração
*O resumo da novela A Escrava Isaura pode sofrer alterações, sem aviso prévio, de acordo com a edição realizada pela Record TV.
CAPÍTULOS ANTERIORES:
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 217, segunda, 10 de agosto
O Sargento encontra Francisco desmaiado e o leva para prestar depoimento. Rosauro fala sobre a mulher que envenenou Isaura. Álvaro e Geraldo concluem que foi Branca. Isaura delira. André chega com o antídoto. Geraldo discute com Branca e diz que vai interná-la em um hospício. Francisco é preso. André discute com Rosa. Isaura reage ao medicamento.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 218, terça, 11 de agosto
O Comandante ordena a prisão de Belchior. Aurora desconfia de Malvina, Sebastião, Rosa ou Henrique. Malvina marca encontro secreto com Geraldo. Comandante dá ordem de prisão à Branca. Tomásia diz a Isaura que Álvaro assumiu a culpa pelo assassinato para poder salvá-la.
Isaura conta a seu pai que antes de receber a comida envenenada Branca esteve na prisão. Malvina, Aurora e Helena trocam confidências. Geraldo sugere que Branca fuja para longe, caso contrário será presa. Cel. Sebastião tem pressa com o casamento de Helena. Rosa avisa André que o quilombo será atacado. Malvina chama Geraldo para sua alcova.
Comandante decide ir até o quilombo. Francisco é solto. Diogo diz que Isaura está curada. Henrique fica sabendo do ataque ao quilombo. Após uma noite de amor, Geraldo pede Malvina em casamento. Tomásia e Miguel pedem perdão para Álvaro. Comandante dá ordem de prisão à Branca. Rosa acorda Belchior para conversar. Bernardo e os quilombolas se armam para defender o quilombo. Morre o Sargento Aloísio. Belchior diz a Rosa que Álvaro não será condenado se ele ou a Rosa falarem a verdade para o juiz.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 219, quarta, 12 de agosto
Francisco encontra Belchior e ameaça matá-lo. Rosa promete fazer um escândalo no casamento de Sebastião. Tomásia e Miguel falam em adotar filhos. Gabriel consegue andar com muletas. As noivas provam seus vestidos de casamento. Branca tem uma crise de demência na frente do comandante. Estela conta a Perpétua que o filho que Branca espera é de Leôncio. O Comandante diz que Álvaro será condenado à morte. Malvina conta a Sebastião que Geraldo a pediu em casamento.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 220, quinta, 13 de agosto
Gabriel convida Perpétua para o casamento. Gioconda, nervosa, diz que não vai se casar. Joaquina pergunta a Belchior quem matou Leôncio. Rosa discute com Sebastião. Francisco chega na fazenda em busca de Belchior. Francisco ameaça Joaquina. Francisco encontra Belchior e ameaça matá-lo. O Comandante encontra Belchior. Serafina, Flor-de-Lis e Margarida vão ao casamento.
O Comandante pressiona Belchior para que ele diga quem matou Leôncio. Rosa chega ao casamento e enfrenta Sebastião. Gioconda está indecisa com seu casamento. Sebastião fica com medo se Gioconda desistir do casamento. Malvina recepciona os convidados do casamento. Belchior é preso. Álvaro pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Belchior chora.
RESUMO A ESCRAVA ISAURA, capítulo 221, sexta, 14 de agosto
Começam os casamentos. Rosa cumprimenta Sebastião e Gioconda, mas volta a ameaçar fazer um escândalo. Rosa insulta Isaura. Rosa pega o buquê de Helena e começa o escândalo. André, João e Joaquina vão a festa de casamento avisar Isaura que Belchior foi preso. Sebastião vende Rosa para Isaura.
CONHEÇA A HISTÓRIA
A novela inicia em 1835 e narra a história conturbada de Isaura, filha da bela Juliana (Valquiria Ribeiro), escrava do Comendador, do seu Miguel (Jackson Antunes), feitor da fazenda. A mãe da protagonista morre logo após dar a luz e ela passa a ser criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre sonhou ser mãe de uma menina.
Após a fase que conta a história de amor de Juliana e o feitor Miguel e o nascimento de Isaura, a trama da novela avança para 1854, quando Isaura tem 19 anos e é uma bela casta donzela. A vida da jovem escrava começa a ficar cada vez mais complicada quando volta para a fazenda o senhor Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se apaixona loucamente por ela.
Leôncio se casa por interesse com Malvina (Maria Ribeiro), filha do rico Coronel Sebastião (Paulo Figueiredo). Contudo ele não perde a oportunidade de tentar seduzir Isaura. A escrava, por sua vez, tenta de todas as formas se desvencilhar do rapaz que quer fazê-la de amante.
Apesar de ser criada por Gertrudes, Isaura não deixa de ser escrava do Comendador. A matriarca sonha em dar a liberdade à sua querida filha de consideração, mas morre antes de conseguir realizar esse feito. Com a morte do comendador Almeida, o malvado Leôncio queima o testamento onde ele deixava a alforria para Isaura e torna-se assim o dono da jovem.
Após o falecimento de Gertrudes e do Comendador, Isaura passa por grandes tribulações. Leôncio fica cada vez mais obcecado por ela, e sua paixão secreta pela escrava é descoberta primeiro por Henrique (Gabriel Gracindo), cunhado de Leôncio, que também é apaixonado por Isaura; e logo depois por Malvina, que não demora muito a perceber a obsessão de seu marido pela bela escrava.
Mais pra frente na novela, Leôncio é misteriosamente assassinado dentro do seu quarto. O último mês do folhetim gira em torno do mistério de “quem matou Leôncio?”. Isaura e Álvaro são presos e acusados pelo crime.
Mesmo depois de descoberto o verdadeiro assassino de Leôncio, Isaura ainda corre risco, por causa de Branca, que não se conforma em ter perdido Álvaro para ela. Mas a felicidade é o destino do casal apaixonado. Isaura, finalmente, consegue se casar com seu grande amor, no fim da história.
ABERTURA
Tema de Abertura: LUZ DO SOL QUE CLAREIA A TERRA – Henrique Daniel
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
Luz do sol que clareia a terra
Novo dia a manhã festeja
Levará toda a tristeza
Abençoa toda a natureza
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
Pássaro livre quero ser
E o meu canto a soprar no vento
Com a luz da lua e das estrelas
Meu amor romper as barreiras
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
Luz do sol que clareia a terra
Novo dia a manhã festeja
Levará toda a tristeza
Abençoa toda a natureza
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
ELENCO E PERSONAGENS
Bianca Rinaldi como Isaura
Isaura é filha da escrava mulata Juliana (Valquiria Ribeiro) e do feitor da fazenda de Miguel (Jackson Antunes). Após a morte de sua mãe, pouco tempo depois do seu nascimento, ela passou a ser criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador. Muito bela, sensível e delicada, Isaura sofre com a perseguição de Leôncio, filho do Comendador, que tem uma paixão doentia por ela.
Leopoldo Pacheco como Leôncio
Filho único do Comendador Almeida e de Gertrudes. Ele é um psicopata, cruel e egoísta. Jogador, coloca a família à beira da falência. Desenvolve obsessão absoluta por Isaura, que sempre rejeita as suas investidas.
Gabriel Gracindo como Henrique
É o irmão do meio na família do Coronel Sebastião. Ele se apaixona por Isaura e tenta sempre fazer a corte à ela, muitas vezes em horas absolutamente impróprias, quando ela tem coisas bem mais terríveis e prementes para solucionar.
Theo Becker como Álvaro
Belo rapaz, atitudes nobres, másculo, idealista, abolicionista. O grande amor de Isaura. Eles se conhecem após a jovem fugir da fazenda e se refugiar numa chácara nos arredores de São Paulo, onde adota o nome de Elvira.
Outros nomes:
- Renata Dominguez – Branca Villela;
- Patrícia França – Rosa Silva Cunha;
- Mayara Magri – Tomásia Albuquerque, Condessa de Campos;
- Jackson Antunes – Miguel Sales / Anselmo Vaz;
- Maria Ribeiro – Malvina de Salles Cunha Almeida;
- Caio Junqueira – Geraldo Villela;
- Ewerton de Castro – Belchior;
- Lugui Palhares – Dr. Diogo Lemos;
- Jonas Mello – José Francisco Pasquim (Seu Chico);
- Déo Garcez – André;
- Fernanda Nobre – Helena de Salles Cunha;
- André Fusko – Gabriel Albuquerque;
- Odilon Wagner – Comandante Leopoldo Santana;
- Miriam Mehler – Gioconda Albuquerque;
- Sílvia Bandeira – Perpétua Mendonça;
- Paulo Figueiredo – Coronel Sebastião Cunha;
- Aldine Müller – Estela Villela;
- Chica Lopes – Tia Joaquina;
- Ivan de Almeida – Tio João;
- Daniel Alvim – Soldado Rosauro;
- Paula Lobo Antunes – Aurora Amaral;
- Fábio Junqueira – Dr. Paulo Pereira;
- Maria Cláudia – Madame Serafina;
- Rômulo Delduque – Raimundo;
- Daniela Duarte – Violeta;
- Lígia Fagundes – Flor-de-Lís;
- Christovam Neto – Bernardo;
- Thaís Lima – Margarida;
- Rodrigo Zanardi – Soldado Aloísio Guimarães;
- Cláudio Curi – Martinho Soeiro;
- Bárbara Garcia – Nipalesa (Moleca).
TRILHA SONORA DE A ESCRAVA ISAURA
- “Sinônimos” – Chitãozinho & Xororó e Zé Ramalho;
- “Luz do Sol que Clareia a Terra” – Henrique Daniel;
- “Impossível Acreditar que Perdi Você” – Simony;
- “Viver Longe de Você não Dá” – Guilherme & Santiago;
- “Jardim da Fantasia” – Jackson Antunes;
- “O Seu Amor” – Mara Maravilha;
- “Sol de Primavera” – Beto Guedes;
- “Nem às Paredes Confesso” – Fafá de Belém;
- “Último Romântico” – J. Neto;
- “A Paz” – Max Viana;
- “Amar É Isso” – Leonardo Sullivan;
- “Retirantes” – Rogério Machado.
INFORMAÇÕES GERAIS
TÍTULO | A ESCRAVA ISAURA |
---|---|
GÊNERO | ROMANCE/DRAMA |
AUTOR | TIAGO SANTIAGO |
PROTAGONISTA | BIANCA RINALDI |
EMISSORA | RECORD TV |
BASEADO EM | A ESCRAVA ISAURA, DE BERNARDO GUIMARÃES (1875) |
EXIBIÇÃO ORIGINAL | 2004-2005 |
TEMA DE ABERTURA | LUZ DO SOL QUE CLAREIA A TERRA, HENRIQUE DANIEL |
TEMA DE ENCERRAMENTO | RETIRANTES, ROGÉRIO MACHADO |
AUDIÊNCIA GERAL | 15 PONTOS |
A MELHOR NOVELA…
Eu queria saber quem realmente matou o Leôncio Almeida.
Pelo que eu me recordo, foi a esposa dele, porque ele continua enganando ela.
Novela de grande audiencia. Pena que Leoncio não sofre nada e já morre. Sería necessário que ele sofreese bem muito, pra pagar todo mal que fez, durante a exibição dessa novela