As novelas normalmente começam as gravações com meses de antecedência e, apenas esporadicamente, são exibidas completamente gravadas. Quando não, vão ao ar enquanto estão com as gravações acontecendo e isto pode permitir alguns imprevistos.
Entre estes imprevistos estão desde acidentes, até mesmo a afastamento de atores por conta de enfermidades ou porque chegaram a morrer. Neste último caso, chega a ser algo mais delicado e agora vamos relembrar os falecimentos que mudaram a rotina de novelas por conta da morte de atores durante as gravações:
Veja também – Quatro vezes em que a Globo foi detonada por apropriação cultural nas novelas
Daniella Perez
Quem não se lembra da tragédia no meio da novela De Corpo e Alma, onde a filha da autora Gloria Perez foi assassinada pelo ator Guilherme de Pádua? Esta história é lembrada até hoje e marcou a trama. Daniella Perez foi assassinada pelo ator que fazia par com ela na novela, sob a justificativa de que ele estava se sentindo apagado e com suas aparições reduzidas na novela. Para justificar o sumiço da personagem Yasmin, interpretada por Daniella, foram reeditadas algumas cenas dando a entender que ela tinha sumido porque viajou para estudar. Já o personagem de Guilherme de Pádua, o Bira, simplesmente sumiu.
Felipe Pinheiro
No período de gravações de Olho no Olho, que ocupava a faixa das sete entre 1993 e 1994, o ator Felipe Pinheiro teve uma parada cardiorespiratória. Na novela, Pinheiro interpretava o personagem Bob Walter, que simplesmente sumiu da trama sob a justificativa de uma viagem a Los Angeles.
Domingos Montagner
O ator estava protagonizando Velho Chico (2016) quando, durante a gravação das cenas finais da novela em Sergipe, foi dar um mergulho em meio as pausas nos trabalhos e sumiu dos olhares atentos dos colegas. Ao ser localizado, Domingos estava sem vida. Para poder continuar com a novela, o personagem não foi substituído e foi criada uma técnica na qual a câmera representava o olhar do personagem interpretado por Domingos.
Veja também – Saiba quais novelas de sucesso foram ao ar com gravações concluídas
Umberto Magnani
Também em Velho Chico, outro ator morreu durante as gravações. Neste caso, o personagem foi substituído. Trata-se do Padre Romão, interpretado por Umberto Magnani. O ator morreu literalmente durante as gravações em um dos sets, ao sofrer um AVC. O Padre Romão foi substituído pelo Padre Benício, interpretado por Carlos Vereza.
Gianfrancesco Guarnieri
Ao ter uma crise renal, Gianfrancesco Guarnieri precisou ficar afastado de Belíssima (2006), onde atuava fazendo o papel do Pepe. Porém, esperava-se que ele se recuperasse e retornasse antes do fim da trama, o que não aconteceu. Gianfrancesco morreu vítima de insuficiência renal.
Veja também – Por onde anda Sonia Maria Dorce, a primeira atriz mirim da história da TV brasileira
Luiz Carlos Tourinho
O ator que interpretava Nenzinho, o beato de Desejo Proibido, se sentiu mal e pediu que a mãe o levasse para o hospital. Luiz Carlos sofreu um aneurisma cerebral e não resistiu. Para solucionar a perda, a produção de Desejo Proibido criou uma cena em que os populares diziam que Nenzinho estava com saudades da mãe e precisou reencontrá-la, sem poder se despedir de ninguém.