Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) finalmente confronta Cristina (Flávia Alessandra) após se recuperar. A vilã, acompanhada de Débora (Ana Lúcia Torre), seu advogado, o delegado e alguns policiais, chega ao sítio de Tio Nardo (Emiliano Queiroz) com uma ordem judicial, decidida a levar Rafael de volta para casa. Na primeira vez, Serena (Priscila Fantin) conseguiu impedi-la de levar Rafael sem a ordem, mas agora a vilã acha que terá sucesso.
Cristina chega com um ar triunfante, dizendo que nada poderá impedi-la dessa vez. Serena, tranquila, responde que não será necessário ela entrar, mas Cristina insiste. Nesse instante, Rafael aparece, apoiado em uma bengala, com a ajuda de Judith (Keruse Bongiolo) e José Aristides (André Gonçalves). A vilã finge emoção ao vê-lo, mas a situação logo muda.
Rafael, com esforço, se aproxima. Cristina inicialmente sorri, mas seu rosto muda ao vê-lo abraçado a Serena. Ela entrega a ordem judicial para Rafael, que amassa o papel sem pensar duas vezes. “Não precisa mais, isso não vale nada. Vem me buscar pra quê?”, pergunta ele. Cristina tenta manter a pose, dizendo que ele precisa voltar para casa. “Não percebe? Eu já sou dono de mim mesmo de novo”, rebate Rafael.
Débora tenta interferir, sugerindo que Rafael volte para provar que está bem. Ele, no entanto, responde firme: “Só volto quando vocês saírem de lá”. O delegado, desconfiado, questiona a sanidade de Rafael ao vê-lo preferir ficar no sítio. Mas Rafael, cheio de autoridade, exige que Cristina saia da sua casa e a acusa de crimes graves, incluindo o roubo das joias de Luna (Liliana Castro) e até a morte dela: “Estou disposto a te botar na cadeia. Exijo que saia da minha casa ainda hoje”.
O delegado fica surpreso, enquanto Débora tenta defender a filha, dizendo que são mentiras. Rafael não se abala e revela que Cristina o torturou enquanto ele estava incapacitado, além de insinuar que ela tem um caso com Ivan (Thiago Luciano). Ivan perde a cabeça e tenta partir pra cima de Rafael, mas é contido. Rafael então questiona até onde Cristina foi capaz de descer ao trazer alguém para agredi-lo.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Cristina tenta se justificar, dizendo que tudo o que fez foi por amor, mas Rafael a desmascara, chamando seu comportamento de doentio. Débora, percebendo que não há mais como reverter a situação, puxa a filha e encerra a discussão, dizendo que sairão da casa de Rafael naquele dia. Derrotada e humilhada, Cristina tenta resistir, mas é forçada a ir embora pela mãe, que admite a derrota.