Na reta final de Alma Gêmea, Cristina (Flávia Alessandra) e Rafael (Eduardo Moscovis) entrarão em pé de guerra, quando o mocinho finalmente desmascara a vilã. Após a morte de Débora (Ana Lucia Torre), que tenta matar o botânico envenenado, mas se atrapalha e toma o próprio veneno, a loira buscará uma maneira de se beneficiar financeiramente, enquanto Rafael se dedicará a expor os crimes dela.
Determinada a extorquir Rafael, Cristina irá até a casa dele para discutir os termos do divórcio. Durante a conversa, ela deixa claro que só aceitará um acordo se for bem recompensada financeiramente. Rafael, indignado com a atitude da ex-mulher, promete que não cederá à chantagem e que a colocará atrás das grades.
Furioso, Rafael chega a ir até a delegacia com a intenção de denunciar Cristina pela morte de Luna (Liliana Castro). No entanto, Ciro (Michel Bercovitch) adverte Rafael que, apesar das evidências, o crime já prescreveu, e portanto, não adianta levar adiante essa denúncia específica.
Porém, Rafael se recusa a deixar Cristina impune e decide denunciá-la pelos maus-tratos que sofreu enquanto estava acamado e sem conseguir falar. Ele se lembra de Judith (Keruse Bongiolo), que testemunhou alguns dos abusos, e pede que ela testemunhe contra Cristina.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Ao saber dos planos de Rafael, Cristina fica revoltada. Em um movimento desesperado para se defender e se vingar, ela procura as autoridades, alegando que Rafael foi o responsável pela morte de Débora. O delegado, comprometido com a justiça, garante que o caso será investigado.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.