Em Alma Gêmea, desde que Luna (Liliana Castro) morreu, Rafael (Eduardo Moscovis) se fechou para o mundo, rejeitando, inclusive, qualquer tipo de relação com outra mulher. Por outro lado, o mocinho perceberá que Serena (Priscila Fantin) é a reencarnação da sua primeira esposa e voltará a sorrir novamente. Para comemorar a nova fase, o homem mudará o visual e aparecerá deslumbrante, deixando todos pasmos.
A princípio, ao chegar na barbearia, Rafael pedirá para o profissional que sua barba seja tirada. “nunca tive tantos motivos para viver”, dirá o botânico, feliz da vida. Em seguida, ele aparecerá de visual novo. “Ficou bom… agora começa uma nova fase da vida”, completará ele.
Mais tarde, Rafael visitará a casa de Dona Adelaide, que ficará encantada ao vê-lo: “tirou a barba!”, falará ela. O homem dirá que é o começo de uma nova vida. Agnes (Elizabeth Savalla), no entanto, debochará. “Você insiste que a minha filha voltou transformada numa selvagem”, disparará, se referindo a Serena. O personagem de Eduardo Moscovis perguntará o motivo da veterana duvidar. “Porque eu não acredito em outra vida. Viemos do pó e do pó voltaremos”.
Agnes ressaltará que, mesmo que acreditasse em outra vida, duvidaria muito que uma moça fina e elegante como a Luna reencarnasse em uma “criadinha”. Rafael contestará: “quando uma alma gêmea encontra a outra é algo mágico, e que uma alma gêmea reconhece a outra”, concluirá.