Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) ficará desesperado ao descobrir que Serena (Priscila Fantin) possui um sopro no coração, o que pode levá-la à morte a qualquer momento. A revelação ocorre após o ricaço decidir levar a amada para uma série de exames médicos, devido aos constantes desmaios que ela vem sofrendo.
O estado de saúde da jovem preocupa o botânico, que vê sua amada cada vez mais debilitada. Após uma bateria de exames, o diagnóstico é dado pelo médico: “Detectamos um sopro no coração… Não é uma doença em si, mas um sinal clínico que indica a existência de um problema. Neste caso, acredito que seja um mal de nascença, mas pelos sintomas apresentados pode haver sérios riscos”.
A notícia deixa Rafael devastado. Ele pergunta ao médico se Serena pode morrer e insiste para ter informações detalhadas, percebendo que o homem está relutante em revelar toda a verdade. “Doutor, eu esperei a vida toda por esse amor, esperei a vida toda por ela. Agora se recusa a dizer a verdade?”, questionará ele.
“O sopro, aliado aos demais sintomas, como dores no peito e desmaios, causa preocupação. Além disso, ela apresenta uma arritmia que pode trazer consequências graves”, revelará o médico. Tentando enxergar uma saída, Rafael pergunta o que pode ser feito para ajudar Serena.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
O médico, então, aconselha a evitar grandes emoções, pois uma vida tranquila é essencial para controlar o problema. “Ela pode viver muitos anos se tiver uma vida tranquila, mas uma emoção forte, uma situação de desespero, de angústia pode ser fatal”, alertará o profissional.
Mais tarde, ao se reunir com Serena no seu quarto, Rafael, ainda abalado, conta a ela sobre o diagnóstico. Serena, tranquila, afirma que não irá embora antes de cumprir sua missão, mas o botânico não consegue deixar de temer pela vida da mulher que tanto ama.