A estreia da semana do canal Viva, pertencente ao Grupo Globo e que se dedica a exibição da teledramaturgia de sua emissora-mãe, a TV Globo, está dando o que falar. Foi um grande sucesso da década de 80 e as expectativas para a reexibição são as maiores.
Veja também – Assim como ator de Te Dou a Vida, veja cinco casos de atores mexicanos que morreram de forma trágica
A novela, que ganhará um remake no final de 2022, foi exibida originalmente em 1984 e superou todas as metas de audiência que lhes foram traçadas. A média total foi de 40 pontos e os índices geralmente surpreendiam, principalmente impulsionadas pela popularidade de Seu Nonô (Ary Fontoura).
Mas, boa parte deste sucesso se deve ao que aconteceu nos bastidores da produção. Confira cinco situações que ocorreram:
Título teve que ser alterado
O eterno Seu Nonô Correia, interpretado pelo nosso querido Ary Fontoura, é o destaque principal da história. É por isto que, inicialmente, planejava-se que Amor com Amor se Paga recebesse o título de Mão de Vaca. Meses depois do início dos trabalhos da novela, o diretor Gonzaga Blota e o alto escalão da teledramaturgia global decidiram abrir mão do título inicialmente previsto.
Censurada pela ditadura
Como na época ainda imperava o lamentável episódio histórico do período ditatorial, a novela teve que passar por algumas mudanças. Foi o caso da abertura, que teria uma música com trechos que foram comparados ao incentivo do uso de drogas.
Veja também – Assim como Um Lugar ao Sol, confira cinco novelas sobre gêmeos que fizeram sucesso na TV
Para os censores, quando a música original de abertura dizia: “Vamos viajar, levantar o astral”, o termo “viajar” estava remetendo a uma “viagem” por se usar drogas. Por isto, a banda Santa Cruz, que dava voz a música-tema da abertura, foi forçada a cantar a letra trocando a palavra viajar pelo termo “nos amar”.
É uma colcha de retalhos
Sabe o ditado que a gente diz para algo que é a união de várias coisas? Uma verdadeira colcha de retalhos é o caso de Amor com Amor se Paga. A novela não é uma história inédita. A novelista Ivani Ribeiro se inspirou em diversas obras, inclusive uma de sua própria autoria, para criar esta trama. Amor com Amor se Paga tem inclusive os mesmos personagens e núcleos da novela Camomila e Bem-Me-Quer (1973), da própria Ivani, e na peça teatral O Avarento, do dramaturgo Molière.
Troca de elenco às pressas
Uma mudança teve de ocorrer de última hora na abertura de Amor com Amor se Paga, devido a um rearranjo no elenco. O jornalista e pesquisador Nilson Xavier conta que a atriz Angelina Muniz chegou a ser creditada na primeira versão da abertura da novela.
Veja também – Protagonista de Coração Indomável choca ao revelar doença que lhe afastou das novelas; saiba qual!
Porém, uma lacuna na escalação de atores para Vereda Tropical a forçou ser retirada da trama de Ribeiro quando a novela já estava no ar. Deste modo, a personagem dela teve de ficar com Júlia Lemmertz.