Não é a toa quando afirmamos que as novelas hoje em dia não fazem o mesmo sucesso de antes. Antigamente, numa era não tão distante quando os capítulos das novelas eram inéditos na exibição para a TV, todos paravam de frente a telinha.
Veja também – Dívidas, problemas na Justiça e mais: Saiba o drama do ex-galã global que acaba de ser despejado
Foi por isto que, em alguns momentos da nossa história, a Globo precisou se preparar porque todas as atenções do país estiveram voltadas para estas novelas em específico. Listaremos os casos a seguir:
Avenida Brasil
Nem mesmo os planos mais ousados esperavam o sucesso feito por Avenida Brasil. A novela de João Emanuel Carneiro literalmente bombou e fez a Globo sorrir à toa em uma época onde os folhetins começavam a dar os primeiros indícios de enfraquecimento na popularidade.
Os recordes de audiência eram constantes ao ponto que, em 19 de outubro, um dado histórico: a novela chegou a 56 pontos, uma marca inesperada. O último capítulo foi tão cobiçado que o governo precisou montar uma operação especial, diante do receio de um apagão pelo fato de que a maioria das TV’s das casas do Brasil estarem ligadas ao mesmo tempo.
Veja também – Arquivo mofado? Saiba cinco novelas clássicas que têm capítulos perdidos
Senhora do Destino
Sucesso até os dias atuais com os inúmeros memes, Senhora do Destino foi uma alegria total para Aguinaldo Silva. O autor já tinha vivido a experiência de criar um fenômeno, mas reviveu esta sensação com a novela protagonizada por Susana Vieira.
A trama deu tão certo que, em vários momentos, os institutos de medição de audiência verificavam que 80% de todas as TV’s estavam ligadas na Globo durante a exibição da novela. No último capítulo, uma marca histórica: 67 pontos de pico.
Veja também – Vamos faturar? Confira quais são as cinco novelas mais vendidas do mundo
Vale Tudo
Muito dificilmente, uma novela atual chegará a ter pelo menos um terço da audiência que Vale Tudo chegou a alcançar. Além da aceitação na época, até hoje os críticos elegem esta trama como uma das melhores da história da TV.
A Globo tem em seu relicário de conquistas a marca de 81 pontos alcançado em plena véspera de Natal, dia em que tradicionalmente as emissoras registram índices pífios. A novela chegou a ganhar um remake mexicano, intitulado Vale Todo e que repetiu o sucesso alcançado pela versão brasileira.
Veja também – Das telinhas para os palcos: Veja cinco novelas que fizeram sucesso na TV e também nos teatros
Roque Santeiro
Roque Santeiro também faz parte dos sucessos históricos da teledramaturgia brasileira. A novela teve números avassaladores, ao ponto que os brasileiros passaram a absorver em sua cultura diversos elementos trazidos ao longo da trama.
O folhetim teve uma primeira versão, que foi lacrada por ordem da ditadura militar e teve a estreia proibida. O humor e a crítica social presentes em Roque Santeiro fizeram desta novela a responsável pela maior audiência já registrada por uma produção do gênero no Brasil.
Veja também – Oito novelas brasileiras que ganharam o Emmy Internacional, o Oscar da TV mundial
Irmãos Coragem
Em uma época onde a Globo ainda estava em fase de consolidação de seu patrimônio de líder imbatível na produção de novelas, Irmãos Coragem foi uma demonstração de que eles estavam indo pelo caminho certo.
Os relatos da época em que a trama foi exibida apontam que Irmãos Coragem deu tão certo ao ponto que a novela chegou a ter mais audiência do que a Copa do Mundo. O remake, entretanto, não alcançou o mesmo desempenho.