Raquel (Glória Pires) surpreendentemente não morreu no acidente em alto mar como todos acreditavam em Mulheres de Areia. Nos próximos capítulos, a vilã reaparecerá viva e revelará que conseguiu sobreviver e se esconder. Apenas Isaura (Laura Cardoso) saberá do seu retorno e se tornará cúmplice da filha, mesmo que não concorde com a ideia de forjar a morte dela por algum período.
Raquel ficará escondida em uma antiga cabana e pedirá a Isaura que leve uma peruca e óculos escuros para que ela não seja reconhecida nas ruas. Posteriormente, a vilã fará uma ligação para a casa de Virgílio (Raul Cortez), e Ruth (também interpretada por Glória Pires) atenderá o telefone.
A mocinha, sem desconfiar que seja Raquel do outro lado da linha, questionará com quem deseja falar. “Quem está falando?”, perguntará Raquel, disfarçando sua voz com um pano. “É a nora dele, com quem quer falar?”, responderá Ruth. A conversa, no entanto, será breve, e Raquel desligará para evitar ser reconhecida.
Raquel sobrevive ao acidente no mar
Enquanto mantém a farsa de sua morte, Raquel decide reaparecer apenas após o julgamento de Ruth, que enfrenta acusações de homicídio pela morte de Wanderlei (Paulo Betti). A protagonista será inocentada quando o verdadeiro culpado surgir.
Isaura explicará como conseguiu encontrar Raquel: “Eu andava tão louca, tão desesperada, tão transtornada que nem doida. Só sabia andar de uma praia pra outra. Queria encontrar o teu corpo”. Raquel, por sua vez, dirá que viu sua mãe vagando pela praia em desespero e decidiu revelar-se a ela, não podendo deixá-la ir embora.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Um flashback mostrará o momento emocionante em que as duas se reencontram na praia, com Isaura desmaiando de emoção diante da surpresa do retorno de sua filha.
Vale ressaltar que Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.