Assim como o autor de O Sétimo Guardião, envolvido em uma polêmica de suposto plágio, o SBT também está sofrendo acusação semelhante, e envolvendo a sua única novela em produção: As Aventuras de Poliana.
É que um autor goiano acusa a emissora de Silvio Santos de estar exibindo na trama infantil algumas histórias que teriam sido “inspiradas” numa sinopse de novela que ele enviou ao canal em 2016.
A acusação de Junior Antonio da Silva afirma que Íris Abravanel e o SBT cometeram plágio e apropriação intelectual. A ação não estipula um valor de indenização, caso o autor vença o processo. Íris, para quem não sabe, é esposa de Silvio Santos e quem assina a autoria da novelinha infantil.
O SBT nega qualquer plágio (leia mais abaixo). Por outro lado, Junior da Silva afirma ter registrado em cartório em 19 de novembro de 2016 a autoria de um roteiro de telenovela chamado “Bailando com os Bambinos”.
No dia seguinte, segundo informa o Uol, ele enviou o roteiro para o SBT e guardou o comprovante de envio pelo correio bem como a acusação de recebimento por parte da emissora.
Na ação, o escritório que defende os interesses do autor goiano afirma que a novela do SBT é mesmo inspirada nos livros da inglesa Eleanor Porter, “mas incorpora em sua composição diversas histórias novas, estranhas à obra (original)”.
Veja também: Órfãos da Terra: Houssein se joga pra salvar Soraia, mas os dois acabem morrendo
Junior Silva, que é da cidade de Trindade-GO, iniciou o processo na Justiça deste Estado, mas um juiz concluiu que a competência da ação deveria ser da Comarca de São Paulo. Em fevereiro, um juiz de São Paulo devolveu o processo para Goiás alegando que a competência não era de São Paulo, e sim da comarca de origem do processo.
Em autodefesa, o canal paulista negou que “As Aventuras de Poliana” tenha qualquer relação com o roteiro enviado pelo autor da ação. Segundo a assessoria de imprensa, a novela tem como fio condutor as famosas e reconhecidas obras de Eleanor Porter. A emissora ridiculariza a iniciativa judicial de Junior Silva, e diz que ele enviou um manuscrito incompreensível à emissora.
Pelo visto, essa briga ainda deve render nos tribunais… Aguardemos!