Médica, Pilar (Gabriela Medvedovski) acabará fazendo uma descoberta considerada bastante grave nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Isso porque ela se certificará de que a cólera chegou ao Rio de Janeiro e, com isso, fará questão de alertar as autoridades sobre um possível risco de epidemia na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
E tudo começará quando a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) atender uma paciente, que estará com diarreia, febre e vomitando muito. Na ocasião, a mulher terá vindo de um navio da Paraíba após o início da Guerra do Paraguai (1864-1870). Além desta, outras pessoas também surgirão na Ordem Terceira com os mesmos sintomas.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Preocupada, a protagonista, então, logo constatará que a cólera está solta na capital Fluminense e sem pensar duas vezes se deslocará até a Junta Central de Higiene Pública a fim de conversar com o responsável. “Há um problema grave acontecendo e preciso falar pessoalmente com o presidente da Junta Central de Higiene Pública”, dirá ela ao atendente.
Desconfiado e sem saber de quem ela se trata, o funcionário rebaterá: “Quem é a senhorita para saber que há um problema grave?”. “Tivemos o primeiro caso, uma freira que veio da Paraíba. Começaram a chegar outros pacientes que viajaram no mesmo navio. Não podemos esperar nem mais um minuto. A situação pode sair do controle”, disparará a filha de Eudoro (José Dumont), que se apresentará como médica.
Veja também: Leopoldina sofre desmaio, Pilar é chamada às pressas e anuncia diagnóstico impactante: “Está grávida”
Em seguida, a personagem de Gabriela Medvedovski completará ao falar que, se nada for feito, várias pessoas irão morrer e que eles precisam comunicar a população sobre o que de fato está havendo. “Do que exatamente a senhorita está falando?”, vai querer saber o atendente. “Estou falando de uma epidemia de cólera”, soltará a jovem, nas cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 04, na sua novela das seis.