Salva por Elisa (Lana Rhodes) do sequestro orquestrado por Solano López (Roberto Birindelli) e livre para reencontrar Samuel (Michel Gomes), Pilar (Gabriela Medvedovski) finalmente ficará cara a cara com o seu amado em meio a Guerra do Avaí em Nos Tempos do Imperador. Na ocasião, a jovem fará questão de manifestar um desejo seu de suma importância no que se refere ao futuro deles na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Em cenas que vão ao ar em breve, a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) confessará ao engenheiro que viveu os piores dias da sua vida durante o período em que ficou refém do ditador. Diante disso, a moça, então, não perderá mais tempo e, com isso, dirá a ele que, por conta de tudo o que houve, precisa imediatamente se casar. Porém, o personagem de Michel Gomes tentará convencê-la do contrário, mas não terá sucesso.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Mais tarde, ela avistará Caxias (Jackson Antunes) e receberá elogios: “Por sorte, não é só de traidores que é feito o Brasil. Mas também de espíritos abnegados como Pilar, que veio para cá, por amor à pátria!”, comentará o homem. “E também para me casar com Samuel. Aqui mesmo no acampamento, se o Marquês autorizar!”, completará a filha de Eudoro (José Dumont).
Nessa hora, o ex-escravo se mostrará intimidado com a fala dela e pedirá para que eles deixem o assunto para depois, mas não será atendido. “Autorizo, como não? Meus parabéns! E vai ser muito bom para levantar o ânimo da tropa!”, sentenciará o duque, nas cenas previstas para breve na sua novela das seis.