Tieta, que voltou a ser exibida no Vale a Pena Ver de Novo, fez história na teledramaturgia brasileira com sua audiência estrondosa na exibição original. A novela se consagrou com cenas marcantes e um final inesquecível, cheio de revelações, vinganças e reviravoltas envolvendo os principais personagens.
No último capítulo, Perpétua (Joana Fomm) tenta desmascarar Tieta (Betty Faria) ao revelar um dossiê para os moradores de Santana do Agreste, no qual afirma que a protagonista foi dona de um bordel em São Paulo, onde fez sua fortuna. No entanto, a vilã é pega de surpresa quando, de forma quase sobrenatural, o dossiê pega fogo. Enlouquecida, Perpétua ataca Tieta, mas é a vilã quem acaba sendo desmascarada, quando a protagonista arranca sua peruca e revela que a beata é careca.
Desesperada, Perpétua corre para casa, onde tem uma visão do falecido marido, o major, e desaparece misteriosamente. Tieta, então, abre a misteriosa caixa branca que pertencia à beata, revelando que ela escondia ali as partes íntimas do falecido militar, embora a novela nunca tenha mostrado isso explicitamente ao público.
Apesar de seus vários envolvimentos amorosos, como com Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Osnar (José Mayer), Tieta termina a novela sozinha. Ela decide deixar Santana do Agreste e seguir seu caminho livre. Enquanto isso, Osnar reata o romance com Carol (Luiza Tomé), e Ricardo encontra a felicidade ao se casar com Imaculada (Luciana Braga).
O final de Tieta também traz revelações sobre outros personagens. O Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), após se casar com Filó (Cristiana Galvão), vive sob os desmandos da esposa e acaba sendo desmascarado como o assassino de seu próprio filho, Arturzinho (Marcos Paulo).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
No último episódio, Carmosina perde sua virgindade com Gladstone (Paulo José), que acaba se apaixonando por ela. Juntos, eles têm uma filha, e o casal se acerta ao longo da trama. Leonora (Lídia Brondi), por sua vez, volta a viver com Ascânio (Reginaldo Faria), que aceita seu passado e a apoia na jornada de levar o progresso a Santana do Agreste. Já no encerramento da novela, Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira) inaugura um circo, enquanto Tieta dá início a um complexo turístico na cidade.