Paulinha (Roberta Gualda) não gostará nenhum pouco de saber que sua mãe, Nair (Renata Mello), está trabalhando na cantina da escola onde estuda na reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo. Revoltada com a descoberta, a moça fará questão de procurar Oswaldo (Tião D’Ávila) na tentativa de tirar satisfações e, ao mesmo tempo, expor o seu descontentamento, afinal, a mulher abandonou os dois no passado. Porém, o veterano não ficará calado diante da fala da filha e, então, dará uma invertida nela na trama de Manoel Carlos.
“Você falou que ela só ia passar aquela noite aqui e eu já estou vendo que ela está trabalhando na cantina”, soltará a rebelde. “Foi a Ana (Regina Braga) que convidou. Falou com a Dona Lorena (Susana Vieira) e pediu autorização”, justificará o zelador. “Isso é uma palhaçada, uma pouca vergonha! Ela abandonou você, me abandonou! E de repente aparece, do nada? E se instala aqui como se tivesse saído para passar um fim de semana fora? Ela ficou 16 anos morando com outro homem sem se lembrar de você ou de mim, sem mandar um telefonema, nada!”, continuará a preconceituosa, indignada.
Em seguida, o personagem de Tião D’Ávila perguntará a ela o que ele pode fazer em relação a isso, no que ouvirá: “Ter vergonha na cara! Chuta, dá o pé, ela que se vire”, disparará a cara de pau. Já sem paciência para aturar as contestações de Paulinha, o humilde jogará umas verdades na cara dela:
“Do que é que você está reclamando? Você não mora aqui. Ela não está tomando o seu espaço. Quem construiu essa casa não fui eu? Que você achou um lixo e preferiu morar na casa de estranhos? Então, se está sobrando um quarto nessa casa que eu construí, eu posso emprestar para quem quer que seja”, sentenciará o homem. “Tomara que ela te dê um pontapé na bunda outra vez. Você merece”, desejará a malvada, se retirando do local.