Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, Zefa Leonel (Andrea Beltrão) terá mais problemas ao lidar com a ambição dos vilões da trama pela fortuna dos Leonel, e acabará sendo traída por um próprio membro da sua família.
Tudo começa quando Quintilha (Ju Colombo) se aproxima de Primo Cícero (Haroldo Guimarães) e vê nele uma oportunidade de se beneficiar financeiramente. Se aproveitando da ingenuidade do homem, ela o convence de que ele tem direito a uma parte das terras dos Leonel, incluindo a preciosa Gruta Azul, que é alvo de disputa de muita gente. Assim, a mulher acaba manipulando o homem para que ele entre com uma ação judicial, reivindicando a reavaliação dos limites das terras, visando tomar posse da Gruta Azul.
Para a surpresa de Zefa e da família, a Justiça decide acatar o pedido de Cícero, e a situação se agrava quando o prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues), que também deseja prejudicar os Leonel, aproveita a decisão para interditar a Gruta Azul por tempo indeterminado.
Essa interdição não só impede a exploração mineral da gruta, como também coloca em risco a economia da família. Ariosto (Eduardo Moscovis), que vinha trabalhando na mineração de turmalinas na Gruta Azul, se vê impossibilitado de continuar o trabalho e se revolta com a decisão.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Zefa e Tico (Alexandre Nero) irão confrontar o primo, tentando entender o motivo de sua atitude. Em um momento de honestidade, Cícero admite que sua ação foi influenciada por Quintilha, que o convenceu de que essa era a melhor decisão para os dois.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.