A maior produtora de dramaturgia em nosso país sem dúvida alguma se chama Globo. Com os seus Estúdios Globo, um complexo com mais de 1,7 milhão de metros quadrados é o suficiente para classificá-lo como o maior da América Latina, superando a própria Televisa.
Toda esta grandiosidade reflete também em um aumento de probabilidades de situações que podem sair do previsto. Por isto, elencamos aqui as vezes em que os Estúdios Globo foram surpreendidos com o fogo tomando de conta.
Veja também – Quatro vezes em que a Globo foi detonada por apropriação cultural nas novelas
Espelho da Vida (2019)
Ao gravar uma cena de um incêndio, a novela de Elizabeth Jhin perdeu uma parte de sua cidade cenográfica. O incêndio ocorria em uma casa do cenário e os profissionais envolvidos na gravação da cena perderam o controle das chamas, que viraram reais e, por pouco, não causou vítimas. Na época, devido o fato do cenário ter se perdido no incêndio, foi necessário auxílio de recursos gráficos para que a novela continuasse com as cenas no casarão, local onde ocorreu o acidente.
O Outro Lado do Paraíso (2018)
Na novela das 21h de Walcyr Carrasco, durante a gravação de uma cena em um garimpo reproduzido na cidade cenográfica da Globo, iniciou-se as chamas que interromperam o percurso normal da rotina da trama. Neste caso, o estrago só não foi maior porque a brigada de incêndio que estava de plantão na emissora acabou controlando o fogo, limitando-o a um princípio de incêndio.
Veja também – Saiba quais novelas de sucesso foram ao ar com gravações concluídas
Deus Salve o Rei (2017)
Estavam sendo iniciadas as gravações de Deus Salve o Rei, quando um verdadeiro susto tomou conta da produção da novela. Próximo a um local onde se manipulava fogo para a gravação de uma cena, um galpão de apoio teve um foco de incêndio. Logo, o local com figurinos, elenco e toda equipe técnica foi rapidamente evacuado. As chamas se iniciaram às 18h, mas o incêndio tomou grandes proporções e virou notícia no Jornal Nacional e no Cidade Alerta, da Record. Ninguém ficou ferido e o único incidente ocorrido com terceiros foi com uma mulher, que teve uma crise de pânico.
Babilônia (2015)
Como se não bastasse ser o maior fracasso de audiência da história da faixa das 21h na Globo, Babilônia foi surpreendida por um princípio de incêndio durante uma gravação externa que ocorria em uma comunidade no Rio de Janeiro. As chamas foram rapidamente controladas.
Veja também – Por onde anda Sonia Maria Dorce, a primeira atriz mirim da história da TV brasileira
Três Irmãs (2008)
Assim como em Deus Salve o Rei, houve um incêndio de grandes proporções o qual impactou de maneira relevante a rotina de gravações da novela Três Irmãs. A trama não deu muito certo e não conseguiu segurar a audiência de Beleza Pura, mas além destes contratempos, teve que lidar com o fogo que destruiu 15% dos cenários do folhetim.