A audiência das primeiras semanas de Mania de Você foi um verdadeiro balde de água fria na Globo, que apostava na trama do criador de Avenida Brasil (2012) para alavancar o ibope do horário das nove. O desempenho aquém do esperado, no entanto, é resultado de uma sequência de decisões erradas.
A maior delas veio justamente da Globo, que resolveu intervir na história de maneira desordenada para tentar fazer a audiência reagir a qualquer custo. Mais uma decisão que evidencia a crise no comando da dramaturgia da maior emissora do país.
O resultado disso foi o pior ibope inicial da história da faixa das 21h. Mania de Você acumulou 21,8 pontos em suas três primeiras semanas no ar, superando até mesmo a fracassada Um Lugar ao Sol (2022), que registrou 22,3 pontos de média no mesmo período.
Mania de Você acumula erros
Os erros com Mania de Você são inúmeros, a começar pela estreia em plena semana de jogo da Seleção — isso sem contar que estamos em época de horário eleitoral, que sempre impacta nos índices. O tiro no pé veio da direção da Globo, a mesma que meses antes definiu que o remake de Renascer deveria ter 197 capítulos.
O autor João Emanuel Carneiro, que retornou ao horário nobre em alta após seis anos embalado pelo sucesso de Todas as Flores (2022) no Globoplay, também errou a mão ao imprimir um ritmo acelerado nos primeiros capítulos da novela.
Foram muitos acontecimentos se desenvolvendo em um curto espaço de tempo. Mal dava para digerir uma situação e já vinha outra. Até por conta disso, foram desperdiçados alguns momentos de clímax na trama.
Globo errou em acelerar Mania de Você
O grande erro que fez Mania de Você naufragar de uma vez por todas, no entanto, veio mais uma vez da própria Globo. Os mesmos executivos que meses atrás avaliaram os capítulos entregues por João Emanuel Carneiro e deram o sinal verde para a produção do folhetim acharam uma boa ideia picotar no ar a novela que eles mesmos aprovaram, em um claro sinal de que não sabem o que estão fazendo.
Uma medida desesperada que mais atrapalhou do que ajudou. Na ânsia de chegar à segunda fase e tentar reverter a crise de audiência — que continua –, cenas da primeira fase da saga de Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz) foram simplesmente jogadas no lixo.
Os cortes foram mais um tiro no pé da Globo, que acelerou ainda mais uma história que já estava se desenvolvendo rapidamente, dificultando ainda mais a compreensão do público e, consequentemente, afastando os telespectadores.
Não me parece uma estratégia inteligente deixar confusa uma novela em que mais da metade do público é composto por pessoas com mais de 50 anos, que geralmente preferem tramas mais “mastigadas”. Não é à toa que Walcyr Carrasco faz sucesso.
Com a corda no pescoço, Mania de Você vai precisar tentar virar o jogo rapidamente. A primeira correção de rota deve acontecer em breve, depois que a Globo realizar o grupo de discussão com telespectadores, que é feito um mês após a estreia.
Matar o vilão e melhor ator, o Molina!!!