Tudo começou em Verão Vermelho, novela de 1970. A atriz tinha apenas 20 anos quando chamou atenção dos produtores de TV. Ela, que até então trabalhava como modelo, foi abrilhantar as telinhas com o seu talento.
Veja também – Assim como Marília Mendonça, confira cinco atores que morreram em tragédias no auge de suas carreiras
A novela do saudoso dramaturgo Dias Gomes teve a honra de estrear a presença dela na teledramaturgia nacional. A partir de então, foi um longo caminho a ser traçado para que se tornasse um ícone nacional.
Protagonizou novelas e contracenou com grandes nomes como, por exemplo, Paulo Goulart, Luiz Gustavo e Glória Menezes. Seu principal papel foi em Te Contei? (1978), onde viveu a Shana.
Estamos falando de Maria Cláudia, atriz que ainda está viva e que foi forçada a deixar as novelas após um infeliz episódio de sua vida que lhe tirou seu ganha-pão. Sem voz, ela não pôde mais continuar nas novelas.
Veja também – É de arrepiar: Em vídeo, vidente mexicana famosa teria previsto morte de ator da novela Te Dou a Vida
A interrupção na carreira da atriz ocorreu mais especificamente em 1983. Quando estava em Pão-Pão, Beijo-Beijo de Walther Negrão, um problema de saúde que ela tinha foi se agravando ao ponto que a fez ficar literalmente sem voz.
As cordas vocais falharam e Maria Cláudia precisou de fazer um tratamento de saúde. Voltou em 1992, quando foi convidada para participar rapidamente de Deus nos Acuda. Porém, não teve contrato fixo e ficou à disposição para novos trabalhos.
Veja também – Saiba cinco novelas brasileiras que ganharam remake mexicano
A dama da teledramaturgia esteve por um bom tempo fazendo contratos por obra, quando reestreou como contratada fixa de uma emissora de TV após assinar com a Record em 2007 para estar em Caminhos do Coração.
Na época do retorno, ela inclusive esclareceu uma boataria de que sua carreira tinha sido encerrada. Para a atriz, houve apenas uma pausa para que houvesse o tratamento e suas cordas vocais se recuperassem.
Durante entrevista para o jornal O Globo em 16 de agosto de 2007, ela deu uma rara declaração. Sempre discreta e fugindo dos holofotes, Maria Cláudia esclareceu seu sumiço: “Não pintou mais convite, mas não sei o motivo. Tenho, inclusive, o maior carinho por todos na Globo. Mas, como não me chamavam, e pedra que não rola cria limo, pensei que estava na hora de correr perigo. Nascer, viver e morrer no mesmo lugar é muito limitador”.
Veja também – Ferida reaberta: Saiba o por que Gloria Perez resolveu falar pela primeira vez sobre o assassinato da filha
Após esta declaração, coincidentemente, nunca mais Maria Cláudia apareceu novamente na Globo. Seu último papel na TV foi no seriado de humor Louca Família. Desde então, em nenhum momento sua carreira voltou a se assemelhar com o auge que ela atingiu entre meados do final da década de 70 e início da década de 80.