Ontem, 30 de maio, o Brasil recebeu a notícia do adeus a Milton Gonçalves. Ele deixou o nosso país órfão de seu grandioso talento. O ator nos honrou com papéis históricos na dramaturgia. No entanto, sua vida teria mudado de 2020 para cá.
Veja também – Nada de despedidas: Confira quais novelas saíram do ar sem ter um final
O artista passou um longo tempo debilitado e pessoas mais próximas falam que houve um verdadeiro descanso, já que ele vinha sofrendo com as decorrências de um AVC. Perdemos sua presença física, porém jamais perderemos o seu legado.
Aproveitaremos esse momento de despedida para trazer um pouco da nostalgia, que nos permite relembrar algumas atuações emblemáticas de Gonçalves. Destes cinco personagens, provavelmente um deles você deve lembrar ou ter ouvido falar:
O Bem-Amado
A mescla entre crítica social, drama e fantasia existente na novela de Dias Gomes teve a honra de contar com Milton Gonçalves, em um papel histórico. Como a ditadura estava no auge e as críticas só poderiam surgir indiretamente, Milton interpretava o Zelão das Asas. O homem era uma clara forma de aludir à liberdade, cerceada pelo período ditatorial da época. Inclusive, no fim da novela, Zelão consegue finalmente voar.
Veja também – Vai levar para a cova: Saiba qual atriz vive com mágoa até hoje por conta de intriga em novela das nove
Pecado Capital
A versão original de Pecado Capital no ano de 1975 teve Milton Gonçalves na pele de um homem poderoso. Ele era um médico renomado e bastante respeitado pela sociedade, o Percival. No remake de 1998, o personagem de Gonçalves foi substituído por Antônio Pompeo.
Veja também – Autor criou novela das seis com a cara de Pantanal e negou plágio: “Não vi”
Sinhá Moça
No remake de Sinhá Moça em 2006, Milton Gonçalves integrou o elenco no papel do Pai José. Há uma cena muito marcante feita por ele e que até hoje é lembrada, quando o Pai José é morto após uma série de torturas de Bruno (Humberto Martins). Sua atuação na novela lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional, na premiação de Melhor Ator.
Veja também – Com audiência em queda, Globo prepara sua primeira novela gospel; saiba tudo!
Cobras & Lagartos
Um papel lembrado por muitos e que foi de Milton Gonçalves, foi o Jair do Santos em Cobras & Lagartos (2006). Contracenava com Taís Araújo e Francisco Cuoco, atores com os quais viviam, respectivamente, a filha e o chefe de Jair. O homem, apesar de ser honesto e trabalhador, apoiava a ambição da vilã Ellen (Taís Araújo) em busca do poder.
Veja também – Perseguição e boicote: Confira cinco nomes supostamente prejudicados por chefão global
Lado a Lado
Por várias vezes, Milton Gonçalves chamou atenção ao ponto de estar frente a frente do Emmy Internacional. A diferença neste caso é que ele e o elenco da novela por inteiro foram agraciados com a premiação de melhor novela por Lado a Lado (2012), onde interpretava o ex-escravo Afonso Nascimento.
Veja também – Quizila ou azar? Saiba qual novela fracassada deu errado antes mesmo de estrear