Na novela Novo Mundo, exibida originalmente em 2017 e reprisada atualmente na Globo por causa da quarentena promovida pelo novo Coronavírus, um dos momentos mais aguardados pelos telespectadores foi a Independência do Brasil. A trama, vale recordar, tem como alguns dos personagens principais nomes marcantes da história brasileira, como o imperador Dom Pedro I (Caio Castro), a imperatriz Leopoldina (Letícia Colin) e até a Marquesa de Santos, Domitila (Agatha Moreira).
Acontece que o casal real não iniciou a trama com o poder máximo real brasileiro, e sim como príncipes subordinados a Portugal. Originalmente, a Independência do Brasil em Novo Mundo foi exibida exatamente no dia 7 de setembro e foi bastante elogiada pela crítica e pelo público. Agora, na reprise, a cena irá ao ar quase um mês antes, no dia 15 de agosto.
No contexto de Novo Mundo, assim como aconteceu na história real contada nos livros, Leopoldina estará atuando como princesa regente do Brasil e, apoiada pelo patrono da Independência, Bonifácio (Felipe Camargo), será a responsável por assinar com urgência um decreto que separará oficialmente o Brasil de Portugal.
Veja também – Novo Mundo: Leopoldina fica chocada e desmaia ao ler cartas de Pedro para Domitila
Ela escreverá uma carta para Dom Pedro revelando o feito: “Escrevo essa carta com urgência para lhe dizer que o Brasil está como um vulcão. As cortes portuguesas ordenaram a vossa partida imediatamente. O conselho de Estado aconselha-vos a ficar, e o meu coração de mulher prevê desgraça se partirmos agora para Lisboa”, dirá.
Joaquim (Chay Suede) será o responsável por levar a correspondência ao príncipe, que ao ler o conteúdo entrará para a história. “Povo brasileiro, a partir de hoje estão cortadas as relações, e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal”, dirá ele, que depois empunhará sua espada e dará o famoso grito de “Independência ou morte”.
Novo Mundo – Resumo dos próximos capítulos