Clara (Alinne Moraes) acabará sendo completamente surpreendida com um convite inesperado que sua mãe, Margareth (Laura Lustosa), fará a ela e Rafaela (Paula Picarelli) nos próximos capítulos da reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo. Na ocasião, a matriarca chamará as duas para irem até um restaurante, onde lá serão vítimas de preconceito e ainda achincalhadas pela mulher na trama de Manoel Carlos.
“Vou ser curta e objetiva: marquei esse almoço só para te ver, já que você não aparece em casa faz três dias”, reclamará Margareth para Clara. “Estava na casa da Rafaela”, rebaterá a jovem. “Claro que eu sabia. Ou não teria pedido para ela vir também”, retrucará a veterana, bastante incomodada. “Cuidado com o que você fala. Me preocupa que você seja curta e grossa. Não gosto que sejam grossos com meus amigos”, alertará a garota.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Em seguida, a homofóbica soltará: “Com a sua amiga você quer dizer”. A personagem de Alinne Moraes, por sua vez, confirmará: “Com ela principalmente”. “Por que com ela principalmente?”, pressionará Margareth. “É minha melhor amiga, é a que eu mais gosto. Você não tem suas preferências? Não diz que a Cíntia é a sua melhor amiga, mais que todas?”, responderá a moça, que ouvirá um “é diferente” da mãe.
“Diferente porque? Por que é sua amiga?”, vai querer saber Clara. “Assim não vai dar para conversar”, reagirá Margareth. “Eu sabia que não ia dar. Você não quer conversar, quer dar ordem, estabelecer regras”, afirmará a adolescente. “Regras de boa conduta e decência”, continuará a preconceituosa, deixando a herdeira sem entender. “O que você quis dizer com boa conduta e decência? Do que você está falando?”, questionará a lésbica.
E a conversa só piora…
Porém, ela não obterá resposta para a pergunta, e o pai de Clara, também presente no local, interromperá a discussão. “Vocês não comeram nada”, observará o homem. “A gente perdeu o apetite”, responderá a jovem, causando irritação na genitora. “Não gosto que você fale no plural”, confessará a personagem de Laura Lustosa.
Na sequência, a mulher prosseguirá com o discurso: “Você fala no plural, nós, quando se refere a você e a Rafaela. São uma só pessoa por acaso? Quando uma apanha, dói na outra? Quando uma sofre, a outra chora? Você tá perdendo a individualidade, a personalidade. Você tá virando um clone da sua amiga, uma cópia, uma caricatura de mulher”. Já irritada, Clara mandará a mãe se calar, enquanto Rafaela comunicará que precisa ir embora.
Mas, quando ouvir a filha dizer que também vai acompanhar a namorada, Margareth disparará: “Você fica. Você está com o seu pai e com a sua mãe”. “Mas eu vim com ela e vou voltar com ela”, sentenciará Clara. “Escuta só uma coisa, Clara. Presta bem atenção. É bom que você e a Rafaela escute. Prefiro te ver morta. Deu para entender? Prefiro te ver morta a te ver vivendo como você está vivendo”, contará a mulher, decepcionando ainda mais a filha e fazendo-a se retirar.