A morte de Dora (Claudia Ohana) por conta de um câncer que a atingirá acabará deixando todos da família bastante consternados em Vai na Fé, principalmente Fábio (Zécarlos Machado), que ficará literalmente no chão com a partida da amada nos próximos capítulos. Diante disso, a mãe de Lumiar (Carolina Dieckmann) logo se verá obrigada a voltar do além com o objetivo de fazer um alerta importantíssimo ao marido na trama de Rosane Svartman.
E tudo isso não passará de uma pura imaginação dele, afinal, o hippie estará morrendo de saudades da esposa. Só para se ter uma ideia, o personagem de Zécarlos Machado chegará a recusar um convite de Jade (Eloise Yamashita) para ir a uma festa de aniversário. “Ficar sozinho é tão triste”, disparará a oriental. “Eu não estou sozinho, Jade. Estou lotado de lembranças. Pode ir”, reagirá o homem.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Vai na Fé
Dora faz uma visita
Em seguida, quando a recepcionista se retirar, Fábio acenderá a lareira, olhará para o lado e avistará Dora sentada na cadeira favorita dela. “E a Jade pensa que eu estou sozinho”, comentará ele. “Mas você está. Eu sou apenas a sua lembrança. Existe uma vida inteira lá fora, meu amor!”, disparará a imagem da hippie. Logo após, o veterano perguntará se o fato de o mesmo estar vendo-a naquele momento é por causa de alguma culpa que carrega.
Contudo, a personagem de Claudia Ohana utilizará uma frase do personagem Otávio Jordão (Antônio Fagundes), da novela A Viagem (1994), para justificar: “Isso é a memória do amor que nós tivemos um pelo outro. Nem sempre foi um mar de rosas, mas os momentos bons e os maus formam a nossa história”. Isso, no entanto, abrirá a mente dele e fará com que Fábio desfrute a cada momento de sua vida como se fosse o último.