Um dos sucessos da carreira de Walther Negrão, Pão-Pão, Beijo-Beijo está matando a saudade de muitos fãs em uma reprise no Canal Viva. Ocupando a faixa das 14h40, a novela foi um sucesso dos anos 80 e é estrelada por grandes nomes da dramaturgia.
Veja também – Perseguição e boicote: Confira cinco nomes supostamente prejudicados por chefão global
Devido o tempo de exibição, alguns nomes já morreram. Porém, outros ainda estão vivos, mas andam sumidos. A questão é que estes atores, até poucos anos atrás, eram vistos normalmente nas novelas. Encontramos 10 casos e os motivos para o sumiço, que você confere a seguir:
Yaçanã Martins
Intérprete da Tânia em Pão-Pão, Beijo-Beijo, Yaçanã Martins atualmente tem 67 anos e segue normalmente disponível para novos trabalhos como atriz. Porém, nunca mais recebeu convites. Recentemente, foi vista por conta da reprise de Ti-Ti-Ti no Vale a Pena Ver de Novo e de A Terra Prometida, na Record. Seu último papel na TV foi como a Silvana, de O Outro Lado do Paraíso (2017).
Apesar de ter vivido a Sabina na primeira temporada de Verdades Secretas (2015), na segunda temporada realizada recentemente em 2021 sua personagem não voltou a aparecer. Em 2011, sua vida pessoal foi exposta pela imprensa após ter perdido a casa em que morava por conta de dívidas.
Hugo Gross
O Nando de Pão-Pão, Beijo-Beijo, Hugo Gross começou a carreira na novela. É um ator respeitado e renomado, tanto é que assume há 15 anos a posição de representante do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (SATEDRJ). Desde Aquele Beijo (2011), resolveu se dedicar ao sindicato e não atua mais.
Veja também – Flagrados fumando, elenco mirim de Carrossel foi exposto por atriz que fez a Professora Helena
Recentemente, se envolveu na polêmica de Jade Picon ter sido escalada para o elenco da próxima novela das nove, mesmo não sendo uma profissional registrada. “Não é porque ela é uma pessoa que está despontando na mídia, que tem milhares de seguidores, que ela tem o direto de chegar e simplesmente tomar um espaço de um ator, de um artista que vem trabalhando arduamente”, criticou.
Reinaldo Gonzaga
Ator consagrado e filho de Castro Gonzaga, considerado um dos nomes mais tradicionais das novelas no início da TV brasileira. Reinaldo Gonzaga herdou todo o talento e foi no SBT que teve seu último papel numa novela. Em Pão-Pão, Beijo-Beijo era o Chadade.
Também do pai, herdou as origens como dublador. Aos 73 anos, não atua mais na TV por falta de convites e em recente entrevista declarou como está fazendo para se manter: “Sempre fui consciente com o dinheiro e consegui fazer uma reserva. Hoje surgem alguns trabalhos pontuais de narração. O ator sempre faz de tudo um pouco”.
Tânia Loureiro
Atriz muito conhecida para quem acompanhava novelas entre as décadas de 70 e 90, Tânia Loureiro hoje tem 68 anos e não segue mais na carreira. Deixou a profissão para tomar um rumo de vida completamente longe dos holofotes e tornou-se funcionária pública.
Veja também – Confira cinco novelas da Globo que foram tão ruins que ninguém se lembra
Em Pão-Pão, Beijo-Beijo, ela vivia a Mariana. Sua última aparição na telinha foi no final da década de 90, pouco antes de passar no concurso. Segundo constam os relatos disponíveis na internet, ela é concursada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Cleyde Blota
Viúva do diretor de Pão-Pão, Beijo-Beijo, Cleyde Blota era dirigida pelo marido na novela, a qual interpretava a personagem Joana. A atriz fez longa estadia na Globo, com participação em novelas famosas como O Astro (1977), Dancin’ Days (1978), Água Viva (1980), Ti Ti Ti (1985), Fera Radical (1988) e dentre outras. Atualmente aos 85 anos, curte sua aposentadoria e não está mais ativa na carreira como atriz.
Paulo Guarnieri
Ator que conhecemos pelo personagem Daniel em Pão-Pão, Beijo-Beijo, Paulo Guarnieri hoje em dia tem uma vida discreta e anônima como empresário. Em 1997, decidiu investir parte do que batalhou em sua vida como ator de novelas e filmes para comprar uma pousada em Paraty, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Sua última novela foi na Band em 1996, quando esteve em Perdidos de Amor.
Veja também – Atropelado três vezes por carro, ator tinha acabado de realizar seu maior sonho
Tássia Camargo
Mais um talento desperdiçado pela mídia televisiva brasileira atualmente, Tássia Camargo é muito lembrada porque sempre fazia grandes papéis em novelas globais, como foi o caso de Pão-Pão, Beijo-Beijo onde fez a Nina. São inúmeros exemplos e, inclusive, estamos revendo a atriz por conta da reprise de O Cravo e a Rosa.
Ela não se aposentou da carreira de atriz e está normalmente disponível para trabalhos. Em 2019, executivos de uma TV portuguesa a convidaram para aparecer na segunda temporada de uma novela tradicional no país, intitulada Valor da Vida. No Brasil, a última vez que recebeu convites foi em 2006.
Élida L’Astorina
Com 63 anos, Élida L’Astorina seguiu os mesmos passos que o seu colega de profissão, Reinaldo Gonzaga. Ela era a Duda de Pão-Pão, Beijo-Beijo. Hoje não está mais ativa na carreira de atriz, porém por outro lado passou a investir na profissão de dubladora. Assim, consagrou-se como a voz oficial no Brasil das personagens feitas pela estrela de Hollywood Jennifer Aniston.
Veja também – Cinco novelas brasileiras que ganharam remake mexicano
Maria Cláudia
Uma das protagonistas de Pão-Pão, Beijo-Beijo, Maria Cláudia nunca mais foi vista em novelas. Ela era a Luísa na novela de Walther Negrão e é lembrada até hoje porque, depois da participação na trama, decidiu se afastar da carreira como atriz por um longo tempo ao perder a voz.
Veja também – Hoje aos 44 anos, ator de Vamp virou morador de rua após diagnóstico de esquizofrenia
Apenas em 1993, conseguiu se recuperar ao ponto de poder estar de volta ao ofício e mesmo rouca, conseguiu oportunidades em diversas novelas. Há 12 anos atrás, parou a profissão. De lá para cá, raramente aparece em público e está com 72 anos.
Edwin Luisi
Ator consagrado por diversas novelas globais, hoje Edwin Luisi ainda é um ator e também está no hall daqueles que estão sem trabalho por falta de convites. Começou a carreira como o galã das novelas da Tupi na década de 70.
Veja também – Confira cinco autores famosos de novelas que foram esquecidos até hoje na geladeira
Em Pão-Pão, Beijo-Beijo era o Júlio Garcia e trabalhou na Globo por muitos anos. Em 2010, no auge dos investimentos da Record em teledramaturgia, fez parte das grandes contratações da emissora. Sem qualquer desavença, conseguiu voltar para a emissora dos Marinho em 2013. Sua última aparição em novelas brasileiras foi há seis anos atrás, quando interpretou o Marco Guerra em A Lei do Amor (2016).