O Brasil ficou mais triste. Gal Costa, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB), teve morte confirmada na manhã desta quarta-feira, 09 de novembro. A causa do falecimento ainda não foi divulgada, porém a perda tem sido repercutida através de veículos da imprensa nacional e internacional.
Veja também – Arquivo mofado? Saiba cinco novelas clássicas que têm capítulos perdidos
Além de embalar a trilha sonora da vida de muitos brasileiros, a carreira de Gal recebeu um grande impulso através das novelas. A teledramaturgia brasileira constantemente colocou músicas da cantora para embalar tramas de várias produções.
Relembraremos alguns casos marcantes a seguir, acompanhe:
Vale Tudo
A novela de maior audiência da história da TV brasileira, Vale Tudo (1988) teve a voz de Gal Costa na abertura. A cantora foi a responsável por cantar a faixa Brasil, originalmente foi composta e interpretada por Cazuza, que escreveu a música com a parceria de Nilo Romero e George Israel.
Veja também – Vamos faturar? Confira quais são as cinco novelas mais vendidas do mundo
Porto dos Milagres
Outra abertura de novela com a presença de Gal Costa foi Porto dos Milagres (2001). Para a novela das nove, ela foi a responsável por interpretar Caminhos do Mar, uma composição de Danilo Caymmi, Dorival Caymmi e Dudu Falcão. A faixa está presente no álbum Gal de Tantos Amores, lançado em 2001 e com mais de 50 mil cópias vendidas.
Veja também – Das telinhas para os palcos: Veja cinco novelas que fizeram sucesso na TV e também nos teatros
Tieta
Gal Costa aparentemente era o termômetro para as novelas clássicas. Isto porque, Tieta (1989) foi mais uma novela que teve tramas embaladas pelo timbre aveludado e marcante da cantora. A música-tema de Elisa, mocinha interpretada por Tássia Camargo, era o hit Alguém Me Disse.
Veja também – Oito novelas brasileiras que ganharam o Emmy Internacional, o Oscar da TV mundial
Torre de Babel
Gal também fez história ao embalar o romance de Lúcia (Natália do Vale) e do empresário César (Tarcísio Meira) na novela Torre de Babel (1998). Ela estava presente com a música Pra Você, composição de Silvio César e integrante do álbum O Essencial De Gal Costa (1998).
Veja também – Cinco novelas que estão lacradas no arquivo da Globo e não vão sair tão cedo de lá
Gabriela
Uma abertura de novela eternizada nos corações dos brasileiros é Gabriela. Tanto na versão original (dos anos 70) quanto no remake (dos anos 90), Gal Costa abria a trama com a música Modinha para Gabriela. Foi uma composição especial de Dorival Caymmi para a novela, o que abriu portas para uma parceria entre Gal e Caymmi no álbum Gal Canta Caymmi (1976).
Veja também – Desgosto e frustração: Galã em Pão-Pão, Beijo-Beijo, ex-global rejeita voltar para novelas