A novela Escrava Mãe está quase acabando e, claro, várias acontecimentos marcarão a reta final do folhetim da RecordTV! Isso porque Maria Isabel (Thais Fersoza) – para recuperar Miguel (Pedro Carvalho) vai surtar de vez e sequestrará Isaura, a filha de Juliana (Gabriela Moreyra) e o protagonista.
Na ocasião, Maria Isabel raptará a menina, que acabara de nascer em uma das cabanas do quilombo onde Juliana estará escondida. A mocinha, mesmo fragilizada por conta do parto complicado, estranhará o sumiço da sua filha. Rapidamente, ela avisará a Miguel, que, ao lado de Átila (Léo Rosa), sairão em busca do paradeiro dela.
Mais tarde, Átila e Miguel encontrarão Isabel com Isaura nos braços em uma casa abandonada, perto de uma fogueira. Ela se descontrolará, dirá que quer ter uma família ao lado de Miguel e da criança. Como ele não concorda, ela começará a se aproximar do fogo com Isaura nos braços e, quando Miguel e Átila se aproximam, ela ameaçará jogar a menina no fogo.
A trama foi produzida pela RecordTV e exibida originalmente no período de 31 de maio de 2016 a 9 de janeiro de 2017, em 159 capítulos. Foi escrita por Gustavo Reiz, com direção geral de Ivan Zettel. Trata-se de uma pré-sequência da novela A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, que aborda a história da mãe da escrava branca.