Um dos momentos mais marcantes de Tieta, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, acontece após a morte de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), quando Tonha (Yoná Magalhães) finalmente decide dar um basta nos abusos que sofreu por anos, tanto do ex-marido quanto de Perpétua (Joana Fomm). Cansada das humilhações, ela toma coragem, enfrenta a vilã e chega a lhe dar uma surra.
Com a morte de Zé Esteves, Perpétua tenta obrigar Tonha a vestir luto, mas a viúva, decidida a mudar de vida, se recusa. Tonha deixa claro que quer aproveitar o tempo que lhe resta para viver plenamente, depois de tantos anos de sofrimento ao lado do marido. A decisão enfurece Perpétua, que parte para os insultos.
“Você sempre foi igual a Tieta, queria seguir os passos dela na descaração. O problema é que você era frouxa demais, se borrava de medo do cajado do velho, senão seria igualzinha a Tieta”, dispara Perpétua, destilando todo o seu veneno. Tonha exige respeito, mas a vilã continua atacando, afirmando que a madrasta não merece consideração por ter abandonado o luto.
Não satisfeita, Perpétua ainda tenta controlar o futuro de Tonha, dizendo que ela não pode ficar na casa de Tieta e que deveria usar luto até o fim da vida. Durante a briga, Perpétua agarra Tonha pelos braços, mas a viúva reage sem hesitar. Com dois tapas certeiros, Tonha derruba a megera, que chega a ficar desacordada.
Antes de sair, Tonha ainda soltará: “Por mim e por Elisa (Tássia Camargo). A de Tieta eu fico devendo.” Esse momento marcará a libertação de Tonha das humilhações que carregou por tanto tempo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.