Após cinco anos longe da Globo e sete anos afastado das novelas, José Mayer segue decidido a ficar longe da televisão, recusando convites para participar de novelas e programas. Aos 74 anos, o ator, que se tornou alvo de uma acusação de assédio sexual em 2017, tem se dedicado exclusivamente à sua família, optando por se manter recluso e longe dos holofotes.
Recentemente, o jornalista Flávio Ricco revelou que Mayer segue recebendo convites para voltar a atuar e gravar participação em programas, e mesmo tendo respondido educadamente a todas as propostas que recebeu, ele deixa claro que voltar a trabalhar na TV não faz parte dos seus planos atuais.
O ator já havia comunicado sua aposentadoria em outras ocasiões, e desde que criou um perfil no Instagram, reiterou que seu trabalho em novelas, séries e filmes chegou ao fim depois da sua atuação em A Lei do Amor (2016), novela escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.
A controvérsia em torno da imagem de José Mayer começou em 2017, quando a figurinista Su Tonani o acusou de assédio sexual. Ela relatou que Mayer a tocou de forma inapropriada enquanto ela trabalhava nos bastidores da Globo.
Em resposta às acusações, o ator pediu desculpas e reconheceu seu erro, afirmando que sua intenção nunca foi ofender, agredir ou desrespeitar alguém. Ele admitiu que suas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito que se deve ter em relação às colegas de trabalho.
“Eu errei. Errei no que fiz, no que falei e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora”, declarou o ator. Na época, o escândalo chegou a motivar a criação de um movimento entre atrizes da Globo contra o assédio no ambiente de trabalho.